Plano de Aula

A CASA

A Casa
08/11/2012
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Língua Portuguesa
Mary Grace
Acesse a ficha do filme



A partir da linguagem mímica, utilizada pelo personagem da animação, pretendemos trabalhar a linguagem corporal e audiovisual como forma de expressão e comunicação.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


- Compreender o audiovisual como um forma de linguagem, de expressão e comunicação (compreensão textual do vídeo).

- Analisar, compor e recompor linguisticamente palavras-chave da letra da música apresentada no vídeo.

- Conhecer tipos de moradia e reconhecer a importância e valor do próprio lar.

- Identificar a mímica como linguagem através dos gestos corporais.

- Explorar conhecimentos prévios dos alunos, a partir do título do vídeo.

- Exibição do vídeo.

- Roda de conversa sobre o vídeo.

- Exploração de tipos de moradia e importância de um lar.

- Leitura com compreensão da letra da música.

- Destaque das palavras-chave da letra da música.

- Análise fonológica e linguística das palavras: CASA, TETO, CHÃO, REDE, PAREDE, PENICO, ESMERO, BOBO, ZERO, explorando palavras que rimam.

- Discussão sobre o que é mímica e a sua importância como linguagem.

- Identificar significado das palavras desconhecidas pelos alunos, a partir do uso do dicionário.

- Ditado de palavras-chave do texto (produção escrita).

Recursos: Notebook, caixas de som, papéis ofício, quadro, pincel, dicionário, lápis de cor.

Palavras-chaves: Mímica linguagem música.

Plano de aula produzido por Daniele Facundo de Paula (com adaptações de Talita Cavalcante de Morais Silva).

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (3)