Relato de atividade em sala de aula

A ARTE DA MÍMICA E A BELEZA DA COMUNICAÇÃO GESTUAL

Visualizações |
Vote aqui
A Casa
30/09/2012
Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
40
DANIELE FACUNDO DE PAULA
ESCOLA MUNICIPAL JOSE MOREIRA LEITAO | CE | Fortaleza | Municipal





Compreender o audiovisual como uma forma de linguagem, de expressão e comunicação (compreensão textual do vídeo).

Inicialmente, houve a exploração dos conhecimentos prévios dos alunos, a partir do título do vídeo. Em seguida, a exibição do vídeo, a fim de constatar as hipóteses dos alunos. Depois da conversa sobre as aproximações das ideias dos alunos, o filme foi exibido novamente para deleite dos alunos e para terem outra percepção do vídeo. Discutimos mais aprofundadamente sobre a abordagem do filme, e do que se tratava. Discutimos também a mímica e como ela é um tipo de linguagem importante, inclusive a linguagem dos sinais (LIBRAS). Na sequência, exploramos os tipos de moradia que podemos encontrar e discutimos a importância de um lar. Um cartaz foi exposto contendo a letra da música para leitura e compreensão. Destacamos as palavras-chave da letra da música para análise linguística e fonológica. Utilizamos CASA-TETO-CHÃO-REDE-PAREDE-PENICO-ESMERO-BOBO-ZERO, explorando palavras que rimam. Os alunos identificaram a palavra ESMERO como desconhecida para eles e buscamos seu significado no dicionário. Encerramos a sequência de atividades com ditado de palavras-chave do texto da música e uma frase (produção escrita/escrita espontânea).

Os alunos apreciaram bastante as experiências, especialmente o vídeo pelo aspecto visual (mímica) e pelo aspecto musical. Além disso, percebo que as crianças guardaram algo de significativo desta aula, porque até hoje relembram a música, os tipos de casa, as palavras que foram trabalhadas, dentre outras coisas. Não realizei nenhuma outra atividade lúdica porque quis dar este enfoque ao próprio vídeo, pois o considero de grande valor plástico, pela beleza dos desenhos e riqueza gestual. E isto foi plenamente alcançado pelo fato de os alunos terem se encantado e se divertido com o vídeo. Eu poderia apenas ter exibido o vídeo como um momento deleite, mas como os alunos estão em processo de aquisição da leitura e da escrita, utilizei o vídeo a este favor, além de ter apresentado a linguagem audiovisual, como uma fonte de leitura, de comunicação.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação