Relato de atividade em sala de aula

LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS QUE SABEM DE MEMÓRIA

Visualizações |
Vote aqui
A Casa
27/10/2008
Geografia, História, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
25
EDILANIA MARIA RODRIGUES BATAL
LINCOLN FELICIANO | SP | Cubatão | Estadual





Ler e interpretar imagem. Desenvolver
a
oralidade.
Ler
e escrever textos que os alunos conhecem de memória, fazendo correspondência entre a oralidade
e a escrita.
Ampliar o vocabulário dos alunos e promover a aquisição das bases alfabéticas. Reconhecer o
uso funcional do texto.
DESAFIOS COLOCADOS AOS ALFABETIZANDOS/AS : interpretar
a
imagem e
expor oralmente
o assunto tratado ; estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor
à escrita convencional; acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde; utilizar diferentes estratégias de leitura: antecipação, interferência, seleção e verificação.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS 1 - Momento realizado na sala de informática: anunciei que iria passar um filme curto, sem falar o titulo do curta. Aproveitei para propor que observassem do que se trata o curta. Apresentei o filme a casa, sem o som.Neste momento esclareci que trata de uma música de que tem conhecimento. Sem dar maiores pistas oportunizei que falassem sobre suas conclusões, se sabiam do que se tratavam as imagens. Algumas crianças chegaram a dar pistas de que tratava da música de Vinicius de Moraes e justificavam que ele não construía nada.Uma das crianças afirmou que era a musica, pois não podia ilustrar a casa, pois não tinha nada. Apresentei novamente o filme com o som. Abri nova roda de conversa, visando que as crianças estabelecessem relações entre a música e a imagem. 2 - Sala de aula : expus na lousa o texto escrito e fiz a leitura coletiva com as crianças. Pedi que encontrassem no texto palavras sugeridas por, a fim de possibilitar a usarem suas estratégias de leituras. Em seguida, fiz a leitura coletiva apontando para cada palavra. Finalizei esta atividade, apagando palavras por palavras e a medida que ia apagando pedia-lhes que falassem a palavra que foi apagada. Organizei a sala em duplas conforme as hipóteses de escrita e distribui a música em textos fatiados, em palavras móveis, letras moveis ou folha para registro da música. Duplas formadas por: Pré-silábico / silábico sem valor - organizar o texto a partir de frases fatiadas; Silábico sem valor / silábico com valor - organizar a letra da musica por meio das palavras fatiadas; Silábico com valor sonoro / silábico alfabético - organizar a letra da musica por meio do alfabeto móvel; Silábico alfabético / alfabético - proponha que faça a reescrita da musica .

Sempre trabalho com escrita de textos de memória em minha sala de aula, é uma atividade muito relevante para alfabetização, por oportunizar o educando a vivenciar estratégias de escritas de textos verdadeiros. Entretanto, a possibilidade de agregar mais ludicidade a esta prática foi muito agradável, as crianças ficaram mais entusiasmadas, envolveram no assunto com propriedade e executaram as demais atividades de forma prazerosa. Sempre que possível nas aulas ocorridas no laboratório de informática, procuro visitar os curtas e propor discussões em torno dos mesmo. Enxergo este recurso dos curtas como realmente relevante, desenvolve a criatividade de nossas crianças e subsidia a produções melhores e com mais qualidades.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação