Relato de atividade em sala de aula

SERES HUMANOS: SERES IRRACIONAIS?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
30/10/2008
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
MARLI FRANCISCA DE CARVALHO OL
E M ZILAH REZENDE PINTO DE EDUCACAO INFANTIL E ENS FUNDAMENTAL | MG | Três Corações | Municipal





Sensibilizar alunos, professores e a comunidade para a mudança de atitude/postura em relação ao lixo.
Conscientizar e reeducar a população, para compreender que a degradação ambiental interfere na vida de todos.
Realizar pesquisas da internet sobre formas de reciclagem do lixo.
Construir gráficos e tabelas sobre pesquisas realizadas.
Trabalhar matemática comercial: lucro, porcentagem, juros, números inteiros, medidas de tempos.
Fazer com que os alunos participem produtivamente das propostas de trabalho, respeitando as colocações dos grupos e, por fim, chegando a uma conclusão.
Resolver, aplicando frações, problemas que envolvam porcentagem.
Comparar frações, utilizando problemas práticos.

Apresentação dos DVDs com os Curtas na Escola para os alunos. Desses Curtas, 03 (três) foram escolhidos, para trabalho. Em sala, discussão coletiva sobre cada Curta. Fez-se uma divisão da turma em grupos e, por sorteio, ficou demonstrado qual tema cada grupo trabalharia. Dentro do grupo, eles realizaram a divisão das tarefas, como: confecção de capa, ficha técnica, a resenha, ilustrações e conclusão. Após o término da parte escrita (pelos grupos), fizeram uma apresentação em sala para os demais colegas. Cada equipe apresentando seu relato sobre o Curta. Após estas apresentações, observamos os aspectos matemáticos no Curta, como: Matemática Comercial (lucro, porcentagem, juros, números inteiros, medida de tempos, frações) e relacionando à Álgebra.

Ótima receptividade por parte dos alunos. Eles ficaram envolvidos pelas situações retratadas no Curta e tiveram uma oportunidade de mudança de mentalidade e atitude. Chegaram à conclusão que existem diferentes formas de enfrentar situações, tendo como base os valores morais e sentimentais. A aprendizagem ganhou sentido, pois todos, tanto professor quanto os alunos, conseguiram expor e inter-relacionar idéias acerca dos objetos de estudo, que, também, eram os elementos matemáticos que surgiam no Curta. Já está em andamento, desde o início do ano letivo, alguns trabalhos que orientam alunos e comunidade sobre o Desenvolvimento Sustentável, o Meio Ambiente e o Consumo Consciente, e esse Curta veio acrescentar mais informações interessantes, reforçando idéias que já foram trabalhadas em várias palestras na nossa Escola.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação