Relato de atividade em sala de aula

SOS PLANETA TERRA

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
07/11/2007
Biologia
Ensino Médio
80
HECTOR JESUS FABIAN ROMERO
EEMTI REGINA PACIS | CE | Crateús | Estadual





Sensibilizar os estudantes a respeito da atual situação social, identificando-se como sujeitos da
História, bem como, buscando possibilidades de mudanças.
Explorar o filme, desde o ponto de vista da Biologia, Ecologia, Meio Ambiente, Sociologia, Filosofia, Economia, facilitando, para os próprios colegas,
a expoxiçao anual do colégio (EXPOCERP 2007).

Motivação inicial relacionada ao filme, referente à Sociologia e a Ecologia: discussão sobre o papel do homem no mundo, suas relações homem-outro; homem-natureza. Exibição do vídeo. Realização de uma redação sobre o aspecto que mais lhe chamou a atenção no filme, estabelecendo relações com o que foi conversado anteriormente. Escolha das redações mais significativas para serem apresentadas durante a Exposiçao anual do Colégio (EXPOCERP 2007), junto com os assuntos desenvolvidos: SOS PLANETA TERRA, Reciclagem, Aquecimento global, Rio Poty (nosso rio urbano altamente poluído), Poluentes e seus efeitos no planeta, Recorte ambiental urbano:"O entorno do colégio". Reapresentaçao do filme "Ilha das Flores".

Os resultados foram muito satisfatórios. Muitos inicialmente lamentaram a situação vista, inclusive perguntando se o fato ocorreu aqui no país! Realizaram as redações exprimindo verdadeiras descobertas, que parecem óbvias, perante o comodismo e omissão da própria sociedade, da qual fazemos parte. O esforço da preparação já diz a qualidade da exposição deste ano (EXPOCERP 2007). Com certeza o filme complementou o espírito das apresentações! A pesquisa: "O Recorte Ambiental Urbano:O entorno do Colégio" traz a preocupaçao de mudar o próprio entorno da escola, com arborização, alertas sobre a poluição sonora, sensibilização para a coleta e coletores de lixo nas ruas, os cuidados nas margens do rio Poty, a mata ciliar, a poluição, etc., e em fim, porque não, alertas aos devidos órgaos públicos. Para finalizar ficam, então, muitos desafios que o proprio filme insinua, cabendo a nós os futuros passos.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação