Relato de atividade em sala de aula

EMPOLGAÇÃO

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
11/10/2007
Educação Física, Geografia
Ensino Fundamental - Anos Finais
50
Gilsaon Gomes da Silva





Conhecer locais onde são depositados o lixo, de que forma ele é armazenado e influência no meio ambiente

Inicialmente pensamos em exibir o filme apenas para os alunos do projeto de reforço/recuperação, com a intenção de desenvolver mais interesse pelas outras disciplinas junto aos seu professores titulares. Conduzimos os alunos a conhcer a imediações da escola e relatar de que forma os lixos são armazenados e depositados, pensando sobre o que poderiam fazer para o ambiente ser mais agradável. Refletimos sobre a necessidade de consumir apenas o necessário e como aquilo que desprezamos pode servir para outras pessoas. Assistiram o video "ilha das Flores". Respoderam várias questões, tais como: o que relata no filme, o que lhe chamou mais atenção, de que forma os seres humanos são classificados, o que difere o ser humano dos demais animais, qual a cadeia alimentar dos humanos e dos porcos. Solicitou-se que os alunos debatessem com seus pais e irmão sobre o que assistiram e qual a opinião deles sobre o tema, descrevendo seus conhecimentos sobre consumo familiar, quais os produtos que eles compram e jogam fora sem usar/consumir, o que poderiam fazer para melhorar o ambiente e aonde jogam o lixo que produzem.

Ocorreu muito mais do que prevíamos. Foi muito gratificante o resultado. Alguns pais, após os filhos terem comentado sobre o filme, ficaram interessados em assisti-lo. Houve interesse em assistir mais de uma vez. Houve também interesse por outros assuntos além do que foram propostos a eles, tais como: Conhecer o lixo radioativo de Goiânia. Fazer experiências de cultivo de tomates, Saber em que parte do Globo (latitude e longitude) esta o bairro onde moram, Onde é os lixoões de nossa região, Como é armazenado o lixo recolhido pelos caminhões. Como consequência da repercussão e interesse sobre o filme, outros professores decidiram exibí-lo também. Os alunos demonstraram mais interesse por outras disciplinas, buscando mais informações sobre os fatos relatados no filme e até que ponto é a nossa culpa.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação