Relato de atividade em sala de aula

DESIGUALDADES E CAPITALISMO

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
28/11/2007
Geografia
Ensino Médio
35
jailton Farias
HOMERO SILVA | SP | Diadema | Estadual





O filme retrata a pobreza em que vivem familias que
dependem
de restos
para sobreviverem. Por isso foi utilizado para provocar reflexões sobre
as desigualdades sociais existentes em nosso país.

Feito um debate em sala de aula, os alunos quetionaram a realidade do filme: como um porco vale mais que a vida de um ser humano, que tem capacidade de raciocinar? Concluíram que as pessoas ficam anestesiadas pela condição em que se encontram; não lutam, nem se organizam para mudar a realidade. Questionaram ainda onde está o ESTADO que não os ampara, permitindo que fiquem marginalizadas. Inferiram que isso ocorre em muitos lugares, já que na cidade em que vivem há favelas onde muitos passam pela mesma condição. Após o debate fez-se uma proposta para que se organizassem em grupos de 6 a 8 pessoas e fizessem um mapa da região onde moram e do entorno da escola para verificar as condições sociais das pessoas, tais como: local de moradia, nível de escolaridade, emprego, número de pessoas, rendimento e perpectiva de futuro. Feito o mapa constatou-se que ainda há várias pessoas que passam dificuldades e estão desempregadas. Destas pessoas, a maioria mora em favelas e recolhe produtos jogados fora no fim das feiras.

A apresentação foi feita como seminário em sala, onde cada grupo expôs o que sentiu. A maioria se solidarizou com as dificuldades retratadas no filme, inclusive organizando multirão de arrecadação de alimentos para algumas famílias. Nas discussões buscou-se a reflexão de que isso não resolveria o problema. É preciso uma mudança cultural, educacional e social.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação