Plano de Aula

MÃOS DE VENTO E OLHOS DE DENTRO

Mãos de Vento e Olhos de Dentro | Ficção | De Susanna Lira | 2008 | 13 min | RJ
15/07/2014
Ensino Médio, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formaçao ProJovem MDS, Ensino Superior
Língua Portuguesa, Sociologia, Educação Física
Denise
Acesse a ficha do filme



O filme traz a relação de duas crianças, uma delas deficiente visual. Este é um exemplo de inclusão social, o primeiro passo para uma real inclusão na escola.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Sensibilizar os alunos e refletir com eles sobre a inclusão de alunos deficientes nas escolas.


Propor melhorias na sala de aula e na escola para a inclusão de alunos deficientes.



1ª Etapa


Reúna a turma antes de assistir o filme e pergunte a eles:


Alguém tem amigos deficientes?


Como brincam com eles?


É possível que possa surgir algum aluno que tenha uma fala do tipo:


Ah...não da para brincar futebol com eles... ou não da para brincar...


Lembre de retomar esses comentários no fim da atividade.




2ª Etapa


Depois de assistirem ao curta, peça para que os alunos relatem as suas impressões. Questione-os se acham que um aluno cego pode aprender as mesmas coisas que eles. Surpreenda-os perguntando se uma pessoa deficiente visual poderia fazer as mesmas brincadeiras que eles fazem no recreio o fora da escola.



3ª Etapa


Peça aos alunos que pensem, em grupos pequenos, uma brincadeira que eles gostam e como poderiam adaptá-la para incluir um aluno deficiente visual.




4ª Etapa


Façam as apresentações e leve os alunos para o pátio para por em prática a brincadeira. Eles podem fazer simulações tampando os olhos.



Avaliação:
Avalie o envolvimento dos alunos na atividade proposta, bem como o seu desenvolvimento individual e o trabalho em grupo. Verifique se compreenderam a importância da inclusão de deficientes.

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação