Plano de Aula

FILOSOFIA E ÉTICA COM O BICHO

Bicho
05/12/2008
Ensino Médio
Filosofia
Eliane Candida Pereira
Acesse a ficha do filme



A exibição do filme Bicho será uma ótima oportunidade para promover um debate filosófico em sala de aula. "Educar para o pensar também é dar condições para que os jovens
superem o egocentrismo infantil, procedendo à descentração da inteligência e da
afetividade. De fato, segundo Piaget, a reflexão é uma deliberação interior, uma
discussão que se tem consigo mesmo, enquanto a discussão, por sua vez, é uma
reflexão exteriorizada. Não por acaso, aprender a pensar e a debater é contribuir
para a construção da sociedade pluralista, que supõe o sujeito autônomo e crítico e
que, ao mesmo tempo, é capaz de reconhecer a alteridade, aceitar as diferenças,
buscar o consenso pelo poder da palavra, mas reconhecendo o dissenso como
expressão da sociedade democrática, que não é homogênea." (in http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf)


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de uma situação. Conhecer e utilizar o conceito de lógica clássica e de modelos alternativos (paraconsistente, paracompleta e difusa).

Exibir o filme "Bicho". Dividir a turma em três grupos para a realização da dinâmica do fórum: um grupo deve defender o menino ao final da história, outro deverá acusá-lo e o terceiro deverá julgar quais argumentos apresentados pelos dois grupos foram mais consistentes. Propor uma pesquisa sobre o conceito de lógica clássica e modelos alternativos de lógica (paraconsistente, paracompleta e difusa). Em grupos os alunos devem analisar o desfecho do filme aplicando os diferentes modelos de lógica. Realizar uma socialização das conclusões de cada grupo.


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (2)