Plano de Aula

FILOSOFIA E ÉTICA COM O BICHO

Bicho | Ficção | De Vitor Brandt | 2008 | 14 min | SP
05/12/2008
Ensino Médio
Filosofia
Eliane Candida Pereira
Acesse a ficha do filme



A exibição do filme Bicho será uma ótima oportunidade para promover um debate filosófico em sala de aula. "Educar para o pensar também é dar condições para que os jovens
superem o egocentrismo infantil, procedendo à descentração da inteligência e da
afetividade. De fato, segundo Piaget, a reflexão é uma deliberação interior, uma
discussão que se tem consigo mesmo, enquanto a discussão, por sua vez, é uma
reflexão exteriorizada. Não por acaso, aprender a pensar e a debater é contribuir
para a construção da sociedade pluralista, que supõe o sujeito autônomo e crítico e
que, ao mesmo tempo, é capaz de reconhecer a alteridade, aceitar as diferenças,
buscar o consenso pelo poder da palavra, mas reconhecendo o dissenso como
expressão da sociedade democrática, que não é homogênea." (in http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf)


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


Assumir posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de uma situação. Conhecer e utilizar o conceito de lógica clássica e de modelos alternativos (paraconsistente, paracompleta e difusa).

Exibir o filme "Bicho". Dividir a turma em três grupos para a realização da dinâmica do fórum: um grupo deve defender o menino ao final da história, outro deverá acusá-lo e o terceiro deverá julgar quais argumentos apresentados pelos dois grupos foram mais consistentes. Propor uma pesquisa sobre o conceito de lógica clássica e modelos alternativos de lógica (paraconsistente, paracompleta e difusa). Em grupos os alunos devem analisar o desfecho do filme aplicando os diferentes modelos de lógica. Realizar uma socialização das conclusões de cada grupo.


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (2)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação