Relato de atividade em sala de aula

A LINGUAGEM A LINGUAGEM TEATRAL E A INTERRELAÇÃO FAMILIAR

Bicho
28/12/2009
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
22
marisa ferraz mantovani



- Primeiramente permitir ao aluno a experiência de observar lingagens diferentes tendo um tema centralizador; - Garantir ao aluno a reflexão sobre sua vida e a sociedade; - Observação das figuras desenhadas pelo personsgem central, além da percepção do viver solitário; - Valorização familiar e social.

Todo o trabalho inicia-se com a exibição de dois filmes (pré-selecionados) que permitiram o poder de escolha, inclusive dos participantes, pois cada aluno teve livre arbítrio para optar com qual filme trabalhar e qual personagem interpretar. Opção acertada, seguiram para o processo de elaboração de um roteiro teatral, com divisão de cenas, diálogos, figurinos e cenários. Passos acertados, iniciaram a elaboração do cenário e dos ensaios. Apresentação para a professora e demais colegas de sala.

Extremamente gratificante, pois até mesmo os alunos mais tímidos puderam participar, tendo liberdade na escolha do personagem e do campo de atuação, além da possibilidade criativa aguçada, pois coube a professora apenas instrumentalização dos alunos, todo o mérito final foi deles. Aos alunos ficou a certeza da recompensa de que trabalhar em equipe é gratificante, estimulante e altamente compensatório. Percebeu-se "olhinhos brilhantes" em cada etapa, principalmente por perceberem que tinham liberdade de escolhas.