Plano de Aula

SENTIMENTOS E VALORES - O AUTO-DESCOBRIMENTO

Solidão sem Fim
16/04/2008
Ensino Médio, Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Língua Portuguesa
Marilene Lima
Acesse a ficha do filme



(...) O homem, cada um dos homens, é um sonho a mais,
um sonho fugaz criado pela tenaz e constante vontade de viver,
imagem efêmera que o espírito infinito da natureza desenha na página do tempo e do espaço
impressa nela alguns instantes logo se desfaz para dar lugar a muitas outras.
(...) Nossa vida é um episódio que perturba, sem nenhuma utilidade, a serenidade do nada.
(Arthur Schopenhauer)
No curta, "Sol", o protagonista do desenho vai relatando suas descobertas sobre o mundo através de gestos. Começa pela descoberta de Si mesmo, fisicamente, depois as pessoas que passam por sua vida, pessoas brutas, pessoas amigas, pessoas amadas... Porém,
de repente "Sol" começa a perder essas pessoas e é tomado pela tristeza. Relegado ao abandono e à solidão, passa a "sentir" suas emoções. Seu mundo, que era alegre e feliz passa a ser triste e solitário. Desta forma, "Sol" descobre que modificar essas emoções depende, exclusivamente, de atitudes pessoais: suas maneiras de reagir ao sentimento negativo de forma a eliminá-lo e reencontrar alegria e satisfação.
Comumente, em nossas vidas, passamos por situações de alegria, bem estar, amizade e amor, também temos momentos de tristeza, angústia e solidão.
Nossos esforços devem ser concentrados em lidar com esses sentimentos, viver e aproveitar os momentos felizes com tranqüilidade e os momentos "menos felizes" com a "devida" sabedoria para superá-los. Estar atento e aprender sobre nós mesmos, nosso corpo e nossas emoções é fundamental para nosso processo de individuação e auto-descoberta.
Temas que podem ser trabalhados a partir do curta:
 Em Psicologia (comportamento):
o Sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade
o Valores como: tolerância, respeito e amor.
 Em Português
o Leitura de Contos Infantis que retratem tais sentimentos e valores.
 Em Arte
o Expressão dos sentimentos através da Arte.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


 Refletir sobre nossos sentimentos e valores

o Discutir sobre como identificar as diferentes sensações que cada sentimento produz em cada pessoa e suas formas de expressão

o Conhecer contos infantis e estabelecer relações com nossos sentimentos

Fases do trabalho:


1. Apresentação do curta "Solidão sem fim"



2. Conceituar os sentimentos como: solidão, tristeza, alegria, felicidade e valores como: tolerância, respeito e amor



3. Pesquisar sobre as formas de expressão desses sentimentos e valores

a. Na escola

b. Na família

c. Na sociedade



4. Ler contos infantis e discutir sobre os sentimentos e valores expressos nos mesmos



5. Discutir (com Ensino Médio) o texto:


... Fiz de mim o que não soube,

e o que podia fazer de mim não o fiz.

O dominó que vesti era errado.

Conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.

Quando quis tirar a máscara,

estava pegada à cara...

(Tabacaria "O Eu profundo dos Eus" Fernando Pessoa)



6. Criar um conto que contenha sentimentos e valores levantados pelo grupo.





Anexo 1



Sentimentos e Valores: Sugestão de Contos a serem trabalhados



 João e Maria, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da ESPERANÇA.



 O Patinho Feio e João Pato, ambos de Hans Christian Andersen, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da VONTADE.



 Cinderela, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o do PROPÓSITO.



 Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da COMPETÊNCIA.



 O Barba Azul, de Charles Perrault, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da FIDELIDADE.



 Riquê de Topete, de Charles Perrault e, O Rouxinol, de Hans Christian Andersen, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o AMOR.



 Os sapatinhos vermelhos de Hans Christian Andersen e A Donzela sem mãos, dos irmãos Grimm, especialmente as versões que constam da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado é o da CONSIDERAÇÃO.



 Pele de foca, pele da alma, de origem celta, especialmente a versão que consta da bibliografia de apoio. O valor a ser trabalhado: SABEDORIA.



Fonte: Exercitando Valores Através dos Contos de Fadas, de minha autoria
In: Http://Neteducacao.Globo.Com/Site/Index.Jsp








Bibliografia de Apoio:


ANDERSEN, Hans Christian. O Patinho Feio. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 1).

_____________________. João Pato. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 4).

_____________________. O rouxinol. Porto Alegre: Kuarup, 1994. (Coleção Era uma vez...Andersen 11).

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Os sapatinhos vermelhos. In. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. 11ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. pp. 271-275.

___________________. Pele de foca, pele da alma. In. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. 11ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. pp. 323-328.

FRANZ, Marie Louise Von. O Feminino nos Contos de Fadas. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Versão de Grimm de "Das Mädchen ohne Hände"). pp. 111-6)

____________________. Individuação nos contos de fada. São Paulo: Paulinas, 1984.

GRIMM, Jacob e Willhelm. Contos de Grimm (Obra Completa). Belo Horizonte-Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000.

____________________.Cinderela. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 8).

____________________. Joãozinho e Mariazinha. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 3).

____________________. Os Músicos de Bremen. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez...Grimm 11).

____________________. Os Contos de Grimm. 4ª. ed. São Paulo: Paulus, 1989.

PERRAULT, Charles. O Barba Azul. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez... Perrault 2).

______________. Riquê de Topete. Porto Alegre: Kuarup, 1993. (Coleção Era uma vez... Perrault 5).


Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)