Relato de atividade em sala de aula

PATATIVA DO ASSARÉ - GEOGRAFIA, CINEMA E CULTURA NACIONAL

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
23/09/2012
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
50
João Paulo Meira Marinho
EE PROFESSOR WELSON MESQUITA DE OLIVEIRA | MT | Cuiabá | Estadual





Objetivo geral: Desenvolver e discutir aspectos da Geografia brasileira, utilizando como ferramenta o vídeo: "Patativa", disponibilizado pelo Portal: Porta Curtas Petrobrás. Objetivos específicos: Discutir sobre a variedade de paisagens e culturas existentes nas diversas regiões do Brasil; Apresentar o trabalho do "Porta curtas Petrobrás" e o filme: "Patativa", de Ítalo Maia, de duração: 10 min; Destacar elementos presentes na narrativa do filme, que são de uso comum na Geografia; Identificar a região geográfica a qual está inserida a história do poeta "Patativa" e elementos relacionados a ele e ao enredo do filme. Fazer anotações sobre os elementos discutidos.

Discussão sobre as variedades de paisagens e culturas existentes nas diversas regiões do Brasil, utilizando apresentação de slides (software power point). Apresentação do filme: "Patativa", de Ítalo Maia, com a possibilidade de reapresentação, se for necessário. Destacar e discutir com os estudantes, elementos presentes na narrativa do filme, que são de uso comum na Geografia. (Elaborar um roteiro para facilitar essa discussão). Fazer anotações no quadro branco, sobre os assuntos levantados a partir do filme.

A experiência foi extremamente proveitosa, pois os alunos perguntaram e participaram ativamente da aula, que teve momentos usando a exibição do filme e na sequência apresentação de slides, com diversos aspectos da diversidade brasileira. No final, foi solicitado aos estudantes que produzissem, no caderno, um breve texto sobre o questionamento: "qual foi o meu aprendizado através dessa aula relacionando Geografia, Cinema e diversidade cultural?" Uma das dificuldades foi com relação à disponibilização dos recursos utilizados para aula, como a questão da Internet, que precisou ser utilizada a 3G, por não haver disponibilidade, na sala de aula, de internet sem fio. No geral, posso avaliar a experiência como positiva, pois prendeu a atenção dos estudantes, e os mesmos puderam aprender conteúdos de Geografia, usando uma aula com formato mais dinâmico.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação