Relato de atividade em sala de aula

RELAÇÃO TEXTO/CURTA-METRAGEM "VELHA HISTÓRIA"

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19/09/2012
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
26
Elisângela Lima Vágula
CARLOS VENTURA COL ESTADUAL ENSINO MÉDIO SUB SEDE | PR | CARAMBEI | Estadual





O objetivo da utilização do filme foi tornar a aula mais interessante ao aluno. Dar a ele a oportunidade de comparar as impressões de sua leitura com o que é reproduzido no curta-metragem. Além disso, verificar as possibilidades de apresentação de um texto em diferentes veículos e em diferentes linguagens. A utilização do curta tem, também, o objetivo de auxiliar na compreensão do texto, uma vez que o texto apresenta linguagem literária e vocabulário desconhecido pelos alunos.

A aula foi iniciada com a leitura do poema "Velha história", que apresenta fatos ilógicos, os quais rompem com a sequência esperada pelo leitor e causa certa confusão e surpresa. Na sequência foi aberta uma discussão sobre as impressões da leitura, o que é possível no mundo real e o que faz parte do mundo da ficção, a fim de perceber as possibilidades e a presença do "maravilhoso" em textos ficcionais. Para organizar as ideias que surgiram na discussão, os alunos responderam algumas questões sobre os fatos ilógicos presentes no texto. Na aula seguinte, foi exibido o curta-metragem do mesmo poema, a partir do qual os alunos puderam esclarecer dúvidas, comparar sua leitura, verificar as possibilidades de recursos empregados no curta e analisar a importância de tais recursos para a produção do filme. Em seguida, de modo a organizar suas ideias e reflexões, os alunos elaboraram um pequeno texto estabelecendo relações e diferenças entre o texto lido e o curta apresentado.

O belíssimo poema "Velha história", é surpreendente e causa certa confusão no leitor em um primeiro momento por apresentar fatos que fogem da realidade e rompem com a sequência esperada pela lógica. Na turma do 7º ano, na qual a atividade foi desenvolvida, o aspecto ilógico causou dúvida e confusão no sentido de não entender o que estava acontecendo na pequena história, e enquanto liam, era possível verificar suas expressões de surpresa e perplexão, não tardou para que começassem a fazer perguntas: "como assim? um peixe vive fora da água?!"; "E o peixe morre afogado quando volta pra água?". Também não compreendiam a linguagem figurada empregada no texto: "Como era essa personagem? Tinha quatro mãos?". Conforme eles perguntavam, eu retornava tais questionamentos à turma de modo a levá-los a refletir e buscar tais respostas, e assim algumas dúvidas foram esclarecidas, mas outras continuavam. Discutimos sobre fatos na história que são possíveis na realidade e sobre aqueles que são possíveis apenas na ficção. E apesar do "susto" que tomamos com os fatos ilógicos da narrativa, os aceitamos no mundo ficcional. Em seguida, os alunos responderam a algumas questões sobre os aspectos discutidos para organizar suas ideias. A exibição do curta-metragem, que ocorreu na aula seguinte, estimulou os alunos a compararem a leitura com o filme. Eles teciam comentários ao longo da apresentação, e alguns alunos, que não entendiam alguns detalhes do texto como "as quatro mãos da personagem", puderam esclarecer a dúvida. Essa foi uma dúvida que optei deixá-los pensando a respeito, alguns alunos foram deduzindo, mas não tinham certeza, e através do curta puderam comprovar suas deduções. Foi muito interessante essa questão, porque não imaginava que geraria dificuldade de compreensão. Os alunos gostaram do filme e consideraram satisfatória a produção. A imagem do curta não apenas conta a história, mas transmite a poesia, que vai sendo narrada de modo a sensibilizar tanto quanto a leitura.