Relato de atividade em sala de aula

A VIDA DE PATATIVA

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
26/08/2012
Língua Portuguesa, Sociologia
Ensino Médio
22
Cledenir de Quadros Dri





- Mostrar aos alunos a diversidade cultural existente em nosso país. - Diferenciar as diversas formas de linguagem e poesia. - Conceituar Pluralidade Cultural. - Analisar a questão do preconceito por classe social.

- Trabalho em aula através de teoria e discussão no grande grupo sobre: o que é Pluralidade Cultural, o que é Preconceito, o que é Classe Social (aulas de Sociologia). - Trabalho em aula através de teoria e troca de ideias com o grande grupo sobre as diversas formas de linguagem e poesia existentes no nosso país. - Apresentação, na sala de vídeo, do curta "Patativa". - Na sala de vídeo mesmo, os alunos se dividiram em grupos e discutiram sobre a forma de vida que o personagem da história levava, sua forma de linguagem, a poesia que ele criava e a visão de mundo que ele tinha. - Depois, cada grupo escolheu um representante para ir à plenária, na sala de aula, relatar as discussões realizadas. - A professora escutava os relatos e criava um relatório sobre as ideias expostas. - Ao final, o relatório foi lido para a turma e todos tiveram a ideia geral sobre os conceitos estudados: preconceito, linguagem, poesia, pluralidade cultural, classe social.

Os alunos acharam bastante interessante o curta, que foi apresentado através de flash, pois a maneira como a vida de Patativa foi mostrada foi bem diferente de outros filmes que eles conhecem. Durante o curta eles trocavam ideias com colegas que estavam ao lado, e se mostraram interessados na forma da poesia do personagem. Ao final das atividades, relataram que puderam compreender melhor os conceitos estudados.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação