Relato de atividade em sala de aula

A SINGULARIDADE COMUNICATIVA DE PATATIVA DO ASSARÉ

Visualizações |
Vote aqui
Patativa
05/07/2012
Geografia, História, Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
18
RENATA SANTOS SILVA
EMEF SEVERINO RAMOS DA NOBREGA | PB | Picuí | Municipal





1.Conhecer,através do curta,a vida e obra de Patativa do Assaré;2.A influência na cultura popular através da singularidade na linguagem utilizada em seus poemas,enaltecendo a cultura Nordestina e valorizando as variações linguísticas regionais;3.A importância da linguagem no processo de comunicação;4.Relacionar as características apresentadas no curta com os poemas escritos e cantados.

1.Exposição do curta sobre Patativa do Assaré; 2.Discussão sobre a vida do autor e a influência presente e bem marcada do sertanejo, da seca, da falta de condições de melhorar de vida e de ter que abandonar sua terra natal; 3.Leitura e interpretação dos poemas de Patativa que se transformaram em músicas: "A triste partida" e "Vaca Estrela e Boi Fubá"; 4.A versão musical dos poemas; 5.Análise crítica da linguagem regional presente, que não distorce e nem atrapalha a função comunicativa intencionada por Patativa.

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi necessário planejar a aula de forma motivacional, tendo em vista que nosso público é formado por trabalhadores que voltam cansados da jornada laboral e ainda sentem "vontade" de estudar. O presente trabalho foi proposto devido à necessidade de inserir as variações linguísticas no ensino de Língua Portuguesa e Redação, apresentando aos alunos as possibilidades de haver uma comunicação que nem sempre é realizada através da linguagem padrão, não a desconsiderando, mas abrindo novos meios de se comunicar e que apresentem uma função cultural bem marcada. Os alunos se interessaram muito pelos textos, tendo em vista as temáticas abordadas sobre o sofrimento, a seca, a luta por melhores condições de vida e a saída da terra natal sem um destino certo. Eles relacionaram, com as realidades da atualidade, as dificuldades, ainda hoje, de encontrar melhores condições de vida. A utilização do filme de curta-metragem foi muito interessante, pois os alunos reclamavam que não participavam de aulas no Laboratório de Informática e essa foi uma oportunidade de inseri-los em outro ambiente com a utilização de novas ferramentas de comunicação, como a internet no acesso aos filmes, o que foi muito importante para eles. O resultado foi o entendimento sobre as possibilidades de comunicação, o reconhecimento de variações linguísticas, e um pouco da história e geografia que influenciaram nas temáticas abordadas por Patativa do Assaré, valorizando a cultura Nordestina.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação