Possibilitar que os alunos adquiram sólidos conhecimentos e habilidades, para que desenvolvam hábitos de leitura e escrita/interpretação e técnicas de trabalho através do uso das linguagens verbal e não verbal buscando desenvolver sua expressividade, construírem sentidos e informações a partir da interação que estabelece com o mundo.
Analisar, comparar e distinguir diferentes linguagens;
Utilizar-se das tecnologias da comunicação e informação;
Este trabalho é uma das ações do projeto da area de Linguagem que
busca apresentar ao educando a importancia das multiplas linguagens
(verbal e não verbal)
1º Passo:
Exibimos o curta Velha Historia sem o áudio para os alunos
assistirem somente observando a seqüência de imagens
Após assistirem o video, os alunos produziram um texto escrito de
acordo com a leitura de imagem realizada por eles durante o filme
2º Passo
O grupo assistiu ao filme novamente com audio e para análise entre
a leitura feita por eles e o conto. Nesse momento tiveram contato
com o texto escrito (obra Velha História)
Neste passo, oportunizamos o debate e reflexões sobre as
importâncias das diversas possibilidades de leitura do aluno.
3º Passo
De posse das produções dos alunos ao assistirem a seqüência de
imagens e do Conto "Velha História" de Mário Quintana, estes foram
incentivados a produzirem uma análise em que fazem uma relação
entre os dois textos (diferenças e semelhanças entre a idéia do
autor e a possibilidade de leitura oferecida pela seqüência de
imagens do curta assistida sem o recurso do áudio. Neste momento
estaremos instigando a escrita de análise comparativa.
4° Passo
Utilizamos um outro texto: A águia que (quase) virou galinha de
Rubem Alves apresentado no formato POWER POINT estabelecendo uma
relação de intertextualidade com o conto de Mário Quintana.
Utilizamos como recursos de interpretação, a leitura, debate e
análise oral dos textos, instigando a importância da permanência de
cada ser vivo em seu habitat, o respeito e amor mútuo por cada
espécie.
5º Passo
Como último passo, solicitamos aos alunos uma produção escrita com
um olhar intertextual para os textos trabalhados e o curta Velha
História e que o mesmo seja desenvolvido utilizando-se do software
HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
De posse do plano de trabalho, começamos a colocar em prática nas turmas de 1º ano e percebemos a interatividade dos alunos, bem como o interesse demonstrado, já que se tratava de uma aula diferenciada e com uso de instrumentos lúdicos. Os alunos mostraram-se bastantes criativos ao realizar a leitura da sequencia de imagens do curta Velha História, o qual de inicio fora apresentado sem o audio, o que possibilitou a criação imaginária de uma nova história por cada um, segundo sua leitura e percepção das imagens apresentadas no curta. Conforme relatos de alguns, após assistirem o video, dessa vez com audio, puderam perceber que essa prática possibilitou que compreendessem as múltiplas leituras de mundo que é possível através de uma mesma situação. O uso da intertextualidade realizado entre o filme e o texto de Rubem Alves (apresentado em power point) intitulado A aguia que (quase) virou galinha, proporcionou a abertura de outras leituras, a visão dos alunos para compreenderem os diálogos existentes entres textos e autores, bem como serviu de subsídio para que os alunos produzissem sua própria história seguindo a linha de pensamento dos autores, em relação a como o meio em que se vive influencia em nossa práticas cotidianas. Essa versão final foi apresentado a comunidade escolar em evento cultural na escola através de histórias em quadrinhos montadas pelos alunos com uso do software Hagá Quê, que fora confeccionado um livro por turma. O resultado será postado no blogger oficial da escola (tancredonevescola.blogspot.com)
Professores de linguagem que atuaram: Laura Neide de Sousa Ferreira Pinheiro, Nilia Santana Costa Brito