Relato de atividade em sala de aula

PRESERVAÇÃO DA FAUNA

Visualizações |
Vote aqui
16/12/2009
Ciências, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
69
Mário Timóteo da Silva





Despertar a cidadania através do respeito à natureza, promovendo a libertação de animais silvestres que vivem presos em cativeiros, impedidos de voltarem a viver em seu habitat natural.

Debate sobre o filme contextualizando com a realidade local e destacando a cultura de um povo que sente prazer em manter aprisionados os animais silvestres; produções textuais; elaboração de intertextualidade e parafrasação do filme; exposição do material produzido.

Na data em que esta atividade foi realizada, estávamos cursando o Gestar II(Curso de Formação Continuada que visa o melhoramento da aprendizagem no Ensino Fundamental II).Sempre que terminava uma aula, nossa formadora nos recomendava a aplicar uma atividade com os nossos alunos em sala de aula. Neste dia, comunicamos aos educandos que iríamos nos deslocar para a Central de Tecnologia e que eles deveriam fazer silêncio e prestar atenção ao filme porque iam contá-lo através da produção escrita modificando o seu final. O filme começou, fez-se silêncio, ouvem-se risadas.Realmente o filme e engraçado.O que mais chamou atenção deles foi o fato do peixe morrer afogado. Diziam que era mentira, que peixe não morre afogado. Aproveitamos a deixa para entrar no contexto do filme. Após a exibição do filme, realizamos uma pequena palestra a respeito do mal cometido pela apreensão de animais silvestres como pássaros, sagui, hamster e outros. Os mesmos ao serem aprisionados e levados a viverem em cativeiro, esquecem de agir como antes,pois acostumam-se com a comida fácil e não sabem mais caçar seus alimentos.Quando fogem ou são libertos ficam vulneráveis a seus predadores e terminam morrendo caçados por outros animais ou de fome.Citamos o trabalho desenvolvido pelo Ibama e pelo Projeto Peixe-Boi, em prol da recuperação dos animais que são negociados ilegalmente e que terminam chegando nas mãos dessas organizações.O ponto positivo foi sensibilização dos alunos a não possuir animais silvestres em cativeiros.Foram vivenciadas a Coesão,Coerência,a Concordância Nominal e Verbal.