Relato de atividade em sala de aula

EVITANDO O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

Visualizações |
Vote aqui
08/10/2012
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Finais
30
Tereza Cristina da Silva
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR EDGAR DA MATTA MACHADO | MG | Belo Horizonte | Municipal





Sensibilizar os alunos contra o aprisionamento de animais silvestres. Estabelecer diferenças entre animais silvestres e animais domésticos; Conhecer as razões históricas do aprisionamento de animais silvestres no Brasil. Conhecer o art. 29 da Lei 9 605/1998. Pesquisa na comunidade sobre aprisionamento de pássaros silvestres. Produzir uma campanha de conscientização contra o aprisionamento de animais silvestres.

Atividade 01 - Roda de conversa : quem tem ou já teve animal de estimação ? Qual? Qual é o papel do animal de estimação para a família? Já ouviram falar sobre tráfico de animais? Já viram venda de animais silvestres na estrada? Atividade 02 - Assistir ao curta metragem "Velha História" e realizar um debate sobre a aquisição de animais silvestres para o uso como animais de estimação. A comunidade no entorno da escola tem animais silvestres como animais de estimação? Atividade 03 - No laboratório de informática, os alunos devem pesquisar : a -as diferenças entre animais silvestres e animais domésticos; b - as razões históricas sobre a cultura do aprisionamento de animais silvestres no Brasil. Disponível em < http://pessoas.hsw.uol.com.br/trafico-de-animais1.htm > c - o art. 29 da Lei 9 605/1998 . Disponível em < Atividade 04 - Elaborar na sala de aula um roteiro de entrevistas para verificar se na comunidade entorno da escola realiza o aprisionamento de pássaros silvestres. Atividade 05 - Entrevistar 5 pessoas da comunidade; Atividade 06 - Computar e analisar dos dados obtidos nas entrevistas; Atividade 07 - Campanha de conscientização da População contra a prática do aprisionamento de animais silvestres: Grupo 01 - produzir um folder Grupo 02 - produzir um cartaz Grupo 03 - produzir um texto informativo Grupo 04 - produzir um programa de rádio Grupo 05 - produzir um vídeo As equipes devem divulgar os produtos produzidos no blog da turma.

Comente os resultados da experiência: Introduzir o tema utilizando o Filme Velha História permitiu maior sensibilização do grupo para o estudo do tema. Os alunos pesquisaram e verificaram que há na comunidade a prática da criação de animais silvestres: jabuti, papagaio e trinca ferro. Verificou-se que os alunos estão mais conscientes em relação aos crimes ambientais em relação a fauna silvestre e foram capazes de elaborar material significativo para conscientizar a população. Referência Bibliografica PORTA CURTAS. Velha História. Disponível em < http://portacurtas.org.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1893&Exib=3570#> http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/animais_silvestres/ Lei de crimes ambientais http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm http://www.renctas.org.br/pt/conheca/perfil.asp Como funciona o trafico de animais http://pessoas.hsw.uol.com.br/trafico-de-animais.htm