Relato de atividade em sala de aula

TRAÇANDO UM PARALELO ENTRE O FILME E A REALIDADE DO RIO PARAÍBA DO SUL

Visualizações |
Vote aqui
23/04/2011
Ensino Fundamental - Anos Finais
36
CRISTINA PEREIRA MIRANDA
CIEP 053 DOUTOR NELSON DOS SANTOS GONCALVES | RJ | Volta Redonda | Estadual





Sensibilizar os alunos para as questões socioafetivas e ambientais envolvidas dentro do ecossistema - rio. Privilegiar a produção e a construção do saber a partir do uso do curta. Traçar um paralelo entre o imaginário e o real estabelecendo relações entre as duas situações.

O filme serviu como um primeiro recurso para suscitar novas ideias a respeito de um projeto sobre o Rio Paraíba do Sul (rio este que corta a nossa região e que deu origem ao nome de nossa cidade, Volta Redonda). Há muito tempo desejava utilizar esse filme e ainda não havia chegado o momento oportuno, mas como uma das atividades do projeto era a criação de um blog que serviria como um diário onde registraríamos todas as nossas atividades a respeito do projeto, resolvi que era o momento de utilizar o filme, pois o mesmo tratava da amizade entre um pescador e um peixe. Aproveitei esse gancho para introduzir as primeiras ideias a respeito da situação dos peixes e dos demais seres vivos que habitam o Rio Paraíba do Sul, os alunos assistiram o filme no laboratório de informática por duas vezes, foram feitos alguns questionamentos de forma oral, logo depois entreguei o texto impresso, pedi para que os alunos lessem e fizessem algumas anotações no caderno. Depois partimos para o blog, incorporamos o vídeo em nossa primeira postagem, criamos uma conta de e-mail para os alunos para que pudessem traçar um paralelo entre a história e a situação real do Rio Paraíba do Sul e dos peixes e demais seres vivos que ali encontramos. Alguns comentários foram publicados em http://rioparaibadosul053.blogspot.com , ou seja, serviu de elo motivador para a nossa primeira atividade. Em todas as oportunidades que temos de estar no laboratório, sempre estimulo a participação do aluno nessa primeira atividade.

Os resultados obtidos através dessa experiência foram altamente significativos, pois permitiram que os alunos fizessem parte de uma atividade interativa e colaborativa. Mais do que uma interpretação de texto, que é claro tem a sua devida importância dentro do processo ensino aprendizagem, esse curta serviu para motivar o grupo, pois a partir dele é que os alunos realizaram a primeira atividade do blog e, de certa forma conseguiram "imortalizar" os seus comentários. Digo isso, porque os imagino daqui a cinco ou dez anos, acessando o blog, assistindo o filme novamente e lendo os comentários que fizeram, disse isso para turma e eles ficaram admirados, pois talvez não tivessem noção de que isso poderia acontecer. Uma outra consequência dessa primeira atividade é que agora eles têm mais vontade de comentar as outras atividades do blog e isso é muito bom, pois escrever não é uma tarefa fácil, exige a concatenação de ideias e gradativamente estamos introduzindo esses novos hábitos nos alunos. Uma outra reflexão levantada pelo grupo foi a de como um peixe conseguiria sobreviver fora da água, então aproveitei a oportunidade para explicar que na realidade os peixes, diferente de nós, utilizam para a respiração o oxigênio que se encontra dissolvido na água, mas quando esse oxigênio é reduzido pela entrada de poluentes procedentes do esgoto doméstico e industrial pode haver uma grande mortandade de peixes. Enfim, a partir desse curta o nosso projeto se iniciou e eu acredito que muitas outras ideias vão surgir no decorrer do processo. Observo que muitos alunos já estão interessados em animação, em escrever melhor, em emitir uma opinião e isso é um bom começo.