Relato de atividade em sala de aula

SENSAÇÕES DE VIDA

Visualizações |
Vote aqui
28/11/2008
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
5
Mirian Rodrigues Caraça
CENTRO EDUCACIONAL INTEGRACAO | SP | PENAPOLIS | Privada





Registrar experiência vivida pelos alunos, sensibilizados pelo fato de presenciarem um filhote de baleia jubarte, que surgiu morto na praia em frente à Escola.O fato gerou aulas e pesquisas sobre os possíveis motivos da morte,debates em sala de aula,discussão sobre o filme Velha História,relação entre o filme e o que presenciaram e...muito conhecimento gerado pela própria busca das crianças.

1-Um filhote de baleia,possivelmente jubarte,surge na Praia das Palmeiras,em Caraguatatuba,onde está o Centro Educacional Integração,na segunda semana de outubro. 2-As crianças vão à praia,assistir o triste espetáculo.Percebem e questionam muitos dados novos em suas vidas:odores;um animal que saiu das páginas dos livros e estava ali,frente a frente com elas;sentimentos novos,de perda,solidão,tristeza,espanto;pessoas indiferentes,divertindo-se,enojadas,solidárias,conscientes. 3-Voltam à Escola e sentam-se com os colegas e professores,trocando sensações e descobertas.Estão muito sensibilizadas.Naquele dia,a Escola ficou em silêncio,triste. 3-No dia seguinte,o único assunto que abordam,é o mesmo:a baleia e o motivo pelo qual haveria morrido.Após mais uma longa conversa,eu,professora Mirian,aproveitando um trabalho com histórias em quadrinhos,propus que criassem mais uma,cujo tema seria o ocorrido na praia.Ficaram lindos,sensíveis. 4-Pensei muito no que fazer para ajudá-los a digerir a tristeza e compreenderem melhor o ocorrido.Como já estava escolhendo um curta no site,pensei que o Velha História seria perfeito para meu objetivo.Assistimos o curta,no nosso Laboratório de Informática e,ali mesmo,as crianças relacionaram o conteúdo do filme com o ocorrido na praia.Conversaram muito e foi maravilhoso. 5-Escrever um texto sobre os cuidados com o meio ambiente,a partir de tudo o que houve,foi proposta delas próprias,o que foi prontamente acatado por mim.

Bem,os textos emocionaram a todos os que os leram.A consciência desses seres,que estão no mundo há tão pouco tempo(apenas nove ou dez anos),fez muitos adultos se emocionarem e pararem para pensar em muitas coisas que,no dia-a-dia,passam em brancas nuvens:simples,mas importantes cuidados,sentimentos adormecidos ou até esquecidos,conscientização vinda de...crianças!!!Como assim?-perguntavam-se alguns.E,por parte delas,vivenciar,conversar,criar,escrever,trocar idéias,foi muito importante e determinou uma mudança de postura de um grupo,até então ainda muito descompromissado com tudo aquilo que todo professor insiste e batalha para que seja apreendido.Formou-se a partir daí um grupo de crianças,sim,que brincam,fazem arte,se divertem,mas que estão hoje totalmente plugadas no mundo em que vivem,capazes de discutir com maestria assuntos diversos e complexos.Assuntos estes que,inclusive,já trazem para a escola,espontaneamente e são bem recebidos pelas demais crianças,gerando conflitos,às vezes,mas sempre muito ricos e admiráveis,vindos de cabecinhas tão novas neste nosso planeta. Como é maravilhosa a profissão que eu escolhi!!!