Relato de atividade em sala de aula

POBREZA NÃO É DOENÇA?

Visualizações |
Vote aqui
Ilha das Flores
24/10/2008
História
Ensino Médio
23
Guilherme Acássio da Silva
EEEM DR GERALDO MENDES DE CASTRO VELOSO | PA | Marabá | Estadual





Trabalhar a sensibilidade social; despertar a criticidade; mostrar exeplos de desigualdade social; despertar interesse pela ação politico-social na comunidade onde se está inserido. Ao utilizar "Ilha das Flores", pretendiamos trabalhar com nossos alunos a sensibilidade pelas questões sociais que lhes envolve e que muitas vezes passam despercebidas ou são voluntariamente ignoradas pelo simples fato de não se valorizar o que está próximo, o que é organico da comunidade; mostrar atraves do filme que a partir de coisas simples como uma compra no supermercado é possivel perceber o quanto a sociedade é desigual e, a partir dai, trabalhar ações que visem provocar mudanças na administração publica e privada que possam voltar-se para o acesso dos menos favorecidos aos bens ou produtos sociais.

Apos o filme, realizamos inicialmente uma produção de textos de carater livre, sem tema definido, cada aluno escolhe seu proprio tema a abordar. Em seguida a turma foi convidada a visitar o lixão da cidade para sentir in loco, como vivem os catadores de lixo; e foi orientada a redigir um documento à Camara Municipal da cidade reclamando providencias quando ao trabalho dos catadores, sugerindo a organização de uma associação e/ou cooperativa de catadores que podusse oferecer condições adequadas de trabalho e beneficiamento do lixo, para melhorar a renda e a saúde dos catadores. este ulitmo trabalho não foi realizado mas ficou como sugestão do coordenador.

O filme inicialmente provocou reações fortes nos alunos. alguns ficaram chocados ao ver as cenas apesar de reconhecerem que elas são vistas no dia a dia da cidade onde moram. Alguns brincaram com a realidade dos catadores - como é comum no Brasil, o brasileiro consegue rir até mesmo da propria desgraça, é o bom humor brasileiro. Outros alunos mais sensiveis as questões sociais, demonstraram indignação com atitudes como a do propietário das terras quando expulsa os catadores. Enfim, todos gostaram muito do filme e produziram textos fortes, nos quais expressavam suas emoções e sentimentos. Contudo, como não foi citado em nenhum momento pelo professor, nenhum aluno se preocupou com aspectos como meio ambiente, poluição.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação