Relato de atividade em sala de aula

LITERATURA DE CORDEL

Visualizações |
Vote aqui
O Lobisomem e o Coronel
09/11/2007
Ensino Médio
45
Josefa Maria de Sousa
UFCG - ESCOLA TECNICA DE SAUDE DE CAJAZEIRAS | PB | Cajazeiras | Federal





A experiência a ser relatada é resultado de uma seqüência didática aplicada na 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde, que funciona na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores de Cajazeiras-PB. O objetivo foi trazer para a sala de aula a Literatura de Cordel, resgatando esta importante expressão da cultura popular, a grandiosidade dos fatos narrados pelos cordelistas e uma literatura ainda desconhecida e desvalorizada por grande parte dos alunos.

A princípio levei para sala de aula alguns folhetos de cordel e pedi para os alunos lerem. Percebi certo desinteresse por parte de alguns. Procurei incentivá-los sobre a importância da leitura, mas não obtive muito êxito. Estava quase desistindo da idéia de trabalhar a Literatura de Cordel, quando a diretora da escola procurou-me para apresentar o DVD da coleção "Curta na Escola". Levei-o para casa e no final de semana o assisti. Para a minha surpresa lá estava "O Lobisomem e o Coronel", isto me deu uma grande idéia. No dia seguinte, levei o DVD para a escola e exibi para a turma. Eles acharam muito interessante, gostaram muito do "Lobisomem e o Coronel" e quiseram ver outra vez. A partir de então começaram a se interessar pelos folhetos de cordel. Na aula seguinte, fui surpreendida por um grupo de alunos que levaram para sala de aula um violão, musicaram e apresentaram para os demais a história de um dos folhetos, inspirados na personagem do filme "o violeiro cego". Foi uma aula muito interessante e proveitosa! A partir deste dia, os outros alunos se empolgaram e passaram a ler as histórias dos folhetos, fizeram pesquisas na internet sobre a história da Literatura de Cordel, compraram folhetos e trocaram experiências. O mais surpreendente foi a descoberta dos talentos adormecidos. Muitos alunos produziram seus próprios folhetos de cordel e ilustraram a capa, tudo com muito gosto e dedicação.

O resultado foi realmente inesperado! Tudo culminou com uma exposição dos trabalhos da turma ao som da viola dedilhada pelos próprios alunos que cantarolavam as histórias dos folhetos. Foi disponibilizado também um telão para exibição do filme "O Lobisomem e o Coronel". A exposição atraiu os alunos das outras turmas que, curiosos, vinham prestigiar e elogiar o cenário montado para as apresentações, como também ler a produção textual dos colegas, "os folhetos de cordel".Acredito que, de forma geral, consegui alcançar os objetivos traçados para a seqüência didática, graças a participação da nossa escola no projeto envolvendo o uso de curtas-metragens brasileiros em sala de aula. Sinto-me feliz e realizada com esta experiência. Não vou parar por aqui. Pretendo levar outros filmes à sala de aula.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação