Relato de atividade em sala de aula

POEMA QUE ENCANTA E CONTENTA

Visualizações |
Vote aqui
19/10/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
68
DIARAMY MILHOMEM FONSECA
COLEGIO ESTADUAL TIRADENTES | TO | Formoso do Araguaia | Estadual





Explorar o gênero poema, inferindo idéias implícitas e explícitas que contribuam para compreensão textual, identificando ainda, quanto à estrutura textual: personagem, espaço, tempo, narrador e outros.Fazendo uso de recursos áudio-visuais, realizar composição escrita e discussão em grupo.

As 2 turmas ficaram na expectativa, por uma semana, sobre o filme que assistiriam da série Curta na Escola, sabendo apenas que era uma animação, afinal, tem que haver mistério! No dia 26/10 fomos à videoteca da escola, assistimos o filme e ao retornar à sala de aula eles receberam uma cópia do texto Velha História, para ler e responder as questões sugeridas em duplas.Após a resolução das atividades fizemos a socialização das respostas e os devidos comentários sobre a mesma. ATIVIDADES: 1- Com base no texto, identifique: a- Personagem principal b- Personagem secundária c- Características físicas e psicológicas do homem. d- Características físicas e psicológicas do peixinho. e- Espaço. 2- Que tipo de narrador é apresentado na história? 3- Por que você acha que o peixinho morreu afogado? 4 - Qual a mensagem do texto? 5- Você gostou do enredo? Justifique.

Os alunos amaram a animação, queriam até assistir o mesmo filme outra vez! Foi interessante como eles encantaram-se com o peixinho, o qual acharam muito lindinho com seus olhos enormes. Surpreenderam-se com o desfecho da história, a ironia de um peixinho que não sabia nadar. Chegaram à conclusão de que o peixe morreu realmente foi de tristeza, por haver sido abandonado na água.