Relato de atividade em sala de aula

CONHECENDO A NOSSA VERDADEIRA LITERATURA REGIONAL

Visualizações |
Vote aqui
O Lobisomem e o Coronel
10/11/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
34
CÍCERO MORAIS DANTS
EEMTI SIMAO ANGELO | CE | Penaforte | Estadual





Conhecer a Literatura como representação da nossa cultura;
Identificar valores culturais por meio da arte de escrever;
Apresentar a Literatura como forma de entretenimento e prazer;
Resgatar o real valor da nossa literatura de cordel;
Construir o valor da sensibilidade da arte poética do poeta nordestino;
Dinamizar
a leitura com a estratégia do cordel;
Formar leitores conhecedores da literatura popular;
Valorizar o gênero poético;
Preparar leitores e escritores fiéis ao gênero.

As atividades foram trabalhadas da seguinte maneira: Atividades de pesquisa dos autores cordelistas; Atividades de leituras do Varal Poético, poesias de cordel; Rodas de leituras e apresentação de personagens no espaço e no tempo; Dramatização de cordéis; Produção de Xilogravuras e ilustrações de poesias populares; Construção de Cordel coletivo e individual; Discussões de assuntos das leituras, seus pensadores e sua voz de protesto ou humor;Apresentação de repentes e poesias de cordel na praça pública, que ficou conhecido como o Momento dos que fazem a verdadeira Literatura popular, que para a surpresa de todos tivemos participações de muitas pessoas que voluntariamente subiram no palco e declamaram poesias do cotidiano e de épocas passadas (para os alunos foi o momento mais emocionante!); Passagem do Poema do João Cabral de Melo Neto, Morte e Vida Severina, como fechanento dos trabalhos, com intuito de mostrar como o poeta pernambucano mostrou para o mundo o valor do repente nordestino, momento este em que os alunos poderam perceber a dimensão da real Literatura Popular Regional Brasileira.

Os resultados para a surpresa da escola foram EXCELENTES, não esperávamos tanto sucesso. Os alunos ficaram encantados com a qualidade do curta e do assunto da poesia, ponto inicial para os nossos trabalhos. A partir da fascinação deles tudo se tornou muito fácil para as atividades futuras. Foi suspresa o depoimento dos alunos e dos pais deles que apoiaram e valorizaram todas as atividades. Como momentos mais emocionantes tivemos os repentistas, pais de alunos, que enriqueceram as oficinas com seus depoimentos e repentes cantados e a satisfação dos alunos nas atividades, principalmente a atividade da praça pública. Muitos se emocionaram ao ouvir poesias que contavam histórias de sofrimento do homem sertanejo. Foi visível a vibração dos alunos e do público, bem como a sua entrega ao gênero. Outro momento também muito importante foi a atividade de pinturas e desenhos, onde todos riram muito com a representação das xilogravuras e com os assuntos de cada cordel trabalhado.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação