Relato de atividade em sala de aula

CONVERSANDO COM A LITERATURA - CORDEL

Visualizações |
Vote aqui
O Lobisomem e o Coronel
05/11/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
34
Maria Lucia Gonçalves Torres
EEMTI SIMAO ANGELO | CE | Penaforte | Estadual





Desenvolver a capacidade de reconhecer a poesia cordelista como parte da nossa literatura popular;
Reconhecer o valor da literatura popular na formação de leitores;
Formar leitores assíduos aos gêneros;
Diversificar a leitura estratégica do cotidiano;
Perceber e valorizar a cultura popular por meio da Literatura;
Sensibilizar e provocar no leitor a valorização da arte literária;
Resgatar e valorizar a poesia cordelista.

Atividade de escrita e leitura do gênero poético- poesia cordel, com discussões de entendimento e elaboração de idéias compatíveis ao filme e ao assunto; Leitura de Cordel de poetas locais; Estudo bibliográfico de alguns poetas cordelistas; Elaboração de Cordel em sala de aula, coletivo; Construção de textos fiéis ao gênero trabalhado; Apresentação de gravuras e pinturas - xilogravuras- elaborados por alunos, bem como as trabalhadas nos textos; Pesquisa sobre a origem do Cordel, identificando a verdadeira importância para a nossa Literatura. Atividade com outros filmes:Morte e Vida Severina, com discussão do assunto e elaboração de textos reverenciando a importância do João Cabral de Melo Neto para a Literatura Popular Brasileira no mundo.

A participação dos alunos nas atividade foi excelente, desde o trabalho com imagens ao entendimento e valorização do gênero.Outro ponto importante foi o reconhecimento da valorização popular. Muitos relataram o conhecimento e gosto dos seus pais e avôs pela poesia do cordel, apresentando o paralelo dessas gerações, apontando as causas que hoje distanciam os alunos do cordel e as que atraiam os mais velhos.Houve inúmeros momentos lúdicos, incuindo as oficinas de arte, as atividades de leituras e encenação, e ainda os depoimentos de cordelistas e de pessoas que privilegiam a poesia.Em todos os momentos foi observado a emoção, a sensibilidade, a aceitação, o resgate e o valor da cultura popular expressa na arte dos que lidam com a palavra e reconhecem nela a utilidade de se comunicar em versos por meio da sua imaginação e do desejo de falar do mundo imaginário e real.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação