Relato de atividade em sala de aula

VALOR DA OFERTA

Visualizações |
Vote aqui
Negócio Fechado
01/12/2007
Língua Portuguesa
Educação de Jovens e Adultos
18
cleide brasil rodrigues
ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO SENADOR PETRONIO PORTELA | PE | Jaboatão dos Guararapes | Estadual





Identificar as características da fala de uma determinada região ao grupo social em diferentes épocas.
Saber diferenciar e valorizar a linguagem oral da linguagem formal.
Conhecer as caracteristicas próprias da fala de uma determinada região ou grupo social.
Expressar-se utilizando a linguagem escrita.
Demonstrar respeito diante das colocações de outras pessoas, no que se refere tanto às idéias quanto aos modos de falar.

Preparação da sala para exibição do curta Negócio Fechado, pelos alunos. Explanação sobre tema do filme, orientado-os para observarem todos os detalhes do filme: local, época, conversação, costumes, etc. Realizar pesquisa sobre tema do filme (biblioteca, internet). Coletar imagens das caracteristicas região apresentada no filme. Realizar debate sobre trabalho x negócio x oportunismo, e quais as conseguências desta transação. Realizar seminário (defesa x acusação) para aprovação da transação comercial. Produção textual dos alunos sobre aprovação da transação comercial, para expor no rol da escola.

Durante a apresentação do filme observei o interesse dos alunos pelo modo de falar da região. Procurei orientá-los fazendo algumas interrupções na exibição do filme, salientando que os personagens representam elementos de uma cultura brasileira diferente da sociedade consumista em que estamos inseridos, e que esta competividade da sociedade globalizada, onde tudo a nossa volta é para ser negociado, enfim um mundo voltado para o poder financeiro e não levando-se em consideração o SER o importante é TER. Diante dos fatos expostos ficou registrado que é preciso aprender a conviver, compartilar,e preservar as diversidades culturais do nosso país. E que essa diversidade cultural das nossa regiões é um aprendizado constante, pricipalmente no mundo dos negócios, onde vender e comprar revela-se uma arte, pela maneira de falar, pela expressão própria da região, etc. Ao termino do filme foi realizado um debate sobre o modo de falar , a forma de negociação, em que região estão situados os personagens, as características, o modo de vestir e sevir, foi uma verdadeira coletas de informações, sendo tudo isso registrado em um texto para apresentação do seminário com o grupo de defesa e outro de acusação. Todos ficaram empenhados em suas tarefas e procuraram representá-las da melhor meneira, observando a ortografia das palavras , dando ênfase ao tom característico da região. Foi um trabalho gratificante, pois todos ficaram envolvidos com o novo processo de aprendizagem, em que eles foram sujeitos de suas próprias criações.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação