Relato de atividade em sala de aula

CURTA NA SALA DE AULA

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29/03/2008
Educação Física, História, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
80
Maris Luiza de Sousa Teixeira





O intuito é desenvolver o olhar ativo do educando. Sabemos que o olhar receptivo é passivo e decorre do simples fato de possuirmos capacidade de ver, de receber estímulos luminosos na nossa retina. O que queremos é o olhar ativo de nosso aluno, o olhar de quem vê o mundo com atenção, de quem busca, de quem pretende compreender ou simplesmente apreciar o que o mundo exterior proporciona.
Este é o olhar do sábio, do cientista e do artista, das pessoas que transformam o que percebem em idéias, conhecimento, poesia, arte. Assim sendo, na sociedade em que vivemos hoje, cheia de estímulos visuais nas ruas e onde os meios de comunicação cada vez mais se baseiam na imagem, despertar o "olhar ativo" e o senso crítico é um imperativo na educação.

MOVIMENTO METODOLÓGICO GERAL: partir das atividades diagnósticas (levantamento de quanto os alunos sabem a respeito do gênero e quanto ainda precisam aprender para explorar a esfera de produção e circulação do curta-metragem); partir de diálogos diagnósticos (saber o quanto os alunos sabem a respeito do tema discutido no curta) sobre o assunto. 1. Diagnosticar o que o aluno já sabe sobre curtas-metragens e fazer uma introdução às finalidades próprias do gênero.  Em que medida os alunos conhecem o gênero curta-metragem?  De que forma eles lêem textos desse gênero? 2. Apresentar o curta-metragem. 3. Propiciar um momento para discussão da temática apresentada pelo curta-metragem com ênfase especial em questões que contribuam para que o aluno desenvolva sua capacidade de argumentação e réplica. a) Convidar o aluno ao diálogo e à tomada de posição (ainda que não definitiva, passível de mudança) diante dos temas apresentados. b) Apresentar algumas técnicas para marcar essa característica reflexiva, de não-imposição de idéias. Modalização ou atenuação das afirmações usando:  palavras que indicam possibilidade - como é o caso do verbo poder, que dá a idéia de provisório de possibilidade;  verbos de caráter avaliativo (achar, crer, concordar, discordar, apoiar, supor, parecer) e  verbos que expressam desejo (querer, pretender, esperar). 4. Discutir sobre as principais características do gênero, com ênfase na articulação entre as linguagens verbais e visuais - sempre de forma articulada às condições de produção, circulação e recepção dos textos. 5. Reapresentar, com pausas em momentos estratégicos, o curta-metragem. 6. Exibir novamente o curta-metragem.

Mostraram-se eufóricos ao perceber os pontos de vista do autor, seus valores e possíveis intencionalidades. Segundo o alunos, tornou-se mais interessante interpretar. Extraiu-se um olhar ativo (protagonista) desses alunos com prazer/aprendizagem. Assistimos, a seguir, aos demais curtas do DVD: Curta na escola volume 1. No dia marcado, não havia ausência desses alunos. O combinado era: a cada quinze dias, às quartas-feiras, aula dupla de Português. Nesse dia tínhamos o CURTA NA SALA DE AULA. Esse trabalho foi realizado durante todo o ano de 2007 com duas 6as. séries do período vespertino.