Relato de atividade em sala de aula

DESCOBRINDO MARIO QUINTANA

Visualizações |
Vote aqui
30/10/2008
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
120
Maria Lucia Monteiro
EMEF NELSON PIMENTEL QUEIROZ PROF | SP | São Paulo | Municipal





Trabalhei, no começo do segundo semestre, com a Oficina de Poesia, do concurso "Escrevendo o Futuro", do Banco Itaú, com os alunos das 6ª séries, da EMEF Professor Nelson Pimentel Queiroz.
Resolvi utilizar os vídeos do "Porta Curtas", para ampliar o panorama sobre poesia e poema e também não perder a oportunidade de utilizar outros meios de comunicação, ou seja, outros tipos de linguagem.
Como minha EMEF está sem espaço para Sala de Vídeo, solicitei à professora orientadora da Sala de Leitura, Sra. Siomara F. Jorge, que passasse o seguinte vídeo:
1. "Velha História" - 6min

Baseando-me nos Pareceres Pedagógicos do "Porta" usando o vídeo, além da análise do conto "Velha História", de Mario Quintana, li para meus alunos a "Declaração Universal dos Direitos dos Animais". Refletimos, ainda, sobre o que seria amizade e aproveitei a música sugerida "A Lista", de Oswaldo Montenegro, complementada pela faixa 10 do CD "Oswaldo Montenegro - Intimidade". Apresentei também alguns poemas de Mario Quintana.

Os alunos gostaram muito. Mais uma vez constatei que eles não apreciam apenas Rap ou Funk, mas de tudo, desde que apresento outros ritmos dentro de um determinado contexto e valorizando a qualidade de cada música, sem, é claro, menosprezar a que eles gostam. Gostei muito de trabalhar com os vídeos do "Porta Curtas", que, por serem pequenos, são mais fáceis de serem assimilados e recordados pelos alunos.