Plano de Aula

ESCONDENDO A POBREZA.

À Margem dos Trilhos
04/11/2014
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores
História, Sociologia, Geografia
Jussara Caetano
Acesse a ficha do filme



Muitas vezes, nas propostas de modernização de bairros e cidades, por trás de grandes empreendimentos que atendem apenas a população mais rica das cidades, pouco se pensa nas pessoas menos favorecidas e a grande preocupação é esconder as favelas e ocupações urbanas que são consideradas esteticamente feias.




Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


-Discutir propostas de modernização que levem em consideração todos os moradores daquele espaço.


- Elaborar propostas para resolver esses problemas.


1° momento:


Escolha uma região do entorno da escola, que possua ocupação urbana irregular, e discuta com os alunos que ações de melhoria que eles acreditam que deveriam ser feitas para tornar aquela região mais moderna e bonita.


Anote as propostas dos alunos para ser retomada ao final do filme

2° momento:


Assista o filme com os alunos e logo faça uma discussão com eles:


- Que problemas que foram levantados pelos narradores do curta.
- Que problemas vocês percebem pela própria experiência que existem relacionados à habitação social?


Retome as propostas que eles fizeram de melhoria na região no entorno da escola e questione se eles, ao propor essas mudanças, levaram em consideração a população que estava naquela região ou apenas se preocuparam na estética dos espaços.



3° momento:


Peça para que os alunos, em grupos, discutam propostas de melhorias que levem em consideração as questões levantadas durante a exibição do filme:


"Que possibilidades o governo pode promover para que as áreas de habitação popular possam ter qualidade, se consolidar, não ser apenas áreas que são segregadas e excluídas."




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)