Plano de Aula

LIBERTAS

Libertas | Animação | De Jackson Abacatu | 2009 | 10 min | MG
12/11/2012
Ensino Fundamental - Anos Finais
Língua Portuguesa, Ciências
Mary Grace
Acesse a ficha do filme



Dois pássaros (um livre e um preso numa gaiola) conversam sobre liberdade. O pardalzinho, que está solto, se surpreende com a história do Periquito, que não conhece a liberdade e não sabe o que é voar. "Quem poderia cometer tamanha crueldade?" - pensa o Pardalzinho. Esse curta nos faz refletir sobre a prisão e tráfico dos animais silvestres, que, infelizmente, ainda é tão comum em nosso país.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


- Identificar a intertextualidade presente entre o poema "Pardalzinho", de Manuel Bandeira, com o curta.





- Discutir sobre a questão da prisão dos pássaros e as condições de saúde que esses animais, mesmo sendo 'bem cuidados', passam, além de alertar para o tráfico de aves silvestres, que, infelizmente, ainda é comum no Brasil.





- Interpretar o poema e o filme por meio da linguagem de desenho.




1ª Etapa





Leia, juntamente com os alunos, o poema "Pardalzinho", de Manuel Bandeira.




Após a leitura, abra uma roda de discussão para a interpretação do poema. Questione aos alunos: "O que vocês acharam da história?" "O pássaro teve um final feliz?", "Sacha fez tudo para que o pardalzinho ficasse bem, foi o suficiente?" "O que faltou para o pássaro?" "Vocês acham certo prender os pássaros em gaiolas?" dentre outras questões. Direcione as respostas dos alunos, de modo que eles percebam as condições de saúde e do que os pássaros são privados ao serem presos em gaiolas. Faça também um breve panorama sobre o tráfico de aves que ainda existe no Brasil e quais são suas consequências.





2ª Etapa





Passeo curta-metragem "Libertas" aos alunos. Após a exibição do filme, pergunte aos alunos se encontraram alguma semelhança entre o curta e o poema, apresentado na aula anterior.



Questione, ainda, o que eles acharam de diferente e se o filme foi parecido com o que eles imaginaram ao ler o poema. Explique para os alunos, de modo simplificado, o que é intertextualidade e como ela pode ser feita.





3ª Etapa





Na aula de Arte, peça para que os alunos reproduzam cartazes, em folhas de sulfite e utilizando lápis de cor, com a interpretação do poema e do curta. Explique para os alunos que esse trabalho é uma produção intertextual, por trabalhar os mesmos textos com uma linguagem e um olhar diferentes. Organize um grande painel com os desenhos e deixe exposto em sua classe ou escola.





Avaliação




A partir das discussões e atividades trabalhadas, verifique se os alunos conseguiram compreender o conceito de intertextualidade e verifique a coerência em debater as suas ideias com os colegas sobre o tema.





Para saber mais:





Dicas de português(Acessado em 29/10/2012)





Intertextualidade (Acessado em 29/10/2012)





Ciência e Cultura(Acessado em 29/10/2012)





Palavras-chaves: Intertextualidade Aves Poesia Manuel Bandeira.





Plano de aula produzido por Talita Cavalcante de Morais Silva

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação