Plano de Aula

A FÉ

Ave Maria ou Mãe dos Sertanejos | Documentário | De Camilo Cavalcante | 2009 | 12 min | PE
23/03/2015
Ensino Fundamental - Anos Finais
Geografia, Língua Portuguesa, História
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Em razão da miscigenação do povo brasileiro e das diversas culturas presentes desde sua colonização, o Brasil é um pais considerado bastante religioso e que conta com uma diversidade religiosa muito grande. As manifestações religiosas estão em toda parte e para cada uma delas há ritos e conceitos diferenciados. No entanto em vários casos, devido a origem da religião, suas crenças são vistas com preconceito.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


 Conhecer as diferentes manifestações religiosas do povo


 Reconhecer a importância do respeito pela diversidade religiosa presente em nossa cultura


 Adotar uma postura ética perante as diversas crenças religiosas.



1º momento




Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões (são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade):


 Do que se trata o curta?


 Quais reflexões o curta provoca?


 O que mais chamou a atenção na apresentação do curta?


 Qual a mensagem que o curta quer passar?




2º momento



Proponha uma reflexão junto aos alunos a partir do seguinte trecho extraído do texto: Divisões de fé: as diferenças religiosas na escola. Antônio Luis Gomes. In AQUINO, J.G. Diferenças e Preconceito na escola- alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998.




"Imagine o leitor dois adolescentes, alunos da 7ª série de uma escola pública: Anne e Beto. Anne, filha de um casal de israelitas. Beto só conhece a mãe, que veio do litoral baiano onde foi abandonado pelo companheiro. Os pais de Anne fazem questão de educá-la na tradição e religião judaicas. Quanto ao Beto, acompanha a mãe nos rituais de candomblé. Agora, dentro do horário escolar, soou o final do recreio e os alunos estão subindo para as classes. Beto e Anne, contudo, não os acompanham: devem dirigir-se para a biblioteca. É hora da aula de religião e eles não se enquadram em nenhum dos dois grupos, o católico ou o evangélico. Assim passarão esta hora na biblioteca onde, talvez, possam ler a Constituição Brasileira de 1988 que em seu artigo 5, garante que ninguém pode sofrer tratamento desigual por motivo de religião"



Para encaminhar a discussão, seguem como sugestão as seguintes questões:


 Quais religiões você conhece?


 Você frequenta alguma igreja ou pratica alguma religião?


 Na sua percepção, o que a religião representa na vida das pessoas?


 Na sua opinião, como devia ser conduzida a situação apresentada no texto?



3º momento




Realizar uma pesquisa na escola para identificar a religião dos/das alunos/as e professores/as. Sugere-se que para esse trabalho, sejam divulgadas informações a toda escola por meio de cartazes ou folhetos para explicar os objetivos da pesquisa a ser realizada. Organizar um momento junto com a coordenação da escola para aplicar um questionário com três questões a serem respondidas pelos/as alunos/as e professores/as:


Dados Pessoais:


( )Aluno/a ( )Professor/a


Idade:


Sexo:


Questões:


1) Você possui alguma religião?


( ) SIM


( ) NÃO


2) Em caso afirmativo, escreva o nome da mesma:

__________________________________________________________


3) Com que frequência participa das atividades vinculadas à sua opção religiosa?


( ) diariamente ( ) semanalmente ( ) mensalmente


( ) anualmente




4º momento



Os/as alunos/as pesquisadores deverão recolher os questionários e tabular os dados da seguinte forma:


Quadro 1: Quantidade de pessoas na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.


Quadro 2: Quantidade de alunos/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.


Quadro 3: Quantidade de professores/as na escola que pertencem, frequentam ou praticam uma religião.


Quadro 4: Religiões citadas e quantidade de pessoas que pratica cada uma delas.


Quadro 5: A religião mais praticada entre os/as professores/as.


Quadro 6: A religião mais praticada entre os/as alunos/as.




5º momento



Discutir os dados com os/as alunos/as ressaltando a diversidade religiosa presente em nossa cultura e nas escolas. Promover a apresentação da pesquisa em evento aberto a toda escola.


Essa apresentação poderá ser realizada pelos alunos que representam as religiões identificadas na escola.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação