Plano de Aula

O TRÂNSITO

A Ilha
12/10/2014
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS
História, Biologia, Geografia, Língua Portuguesa, Sociologia, Ciências
Denise
Acesse a ficha do filme



A atividade expõe a importância de que exista uma ordem no trânsito e que todos somos responsáveis, por tanto devemos conhecer as regras, normas e sinais.


EF15LP12 - Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
EF02LP28 - Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
EF89LP34 - Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
EF02GE03 - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
EF03GE11 - Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
EF05GE03 - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
EF05GE08 - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
EF06GE01 - Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
EF07GE08 - Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
EF03HI08 - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
EF04HI03 - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
EF04HI06 - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
EF09HI17 - Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
EF09HI18 - Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

A Ilha - Questionário

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste


Que os alunos consigam:


- Compreender que o trânsito e um sistema conformado por todos os que circulamos pela via publica.


- Reconhecer que os sinais de trânsito e as normas são regras que ordenam o sistema e que é importante conhecê-las para evitar acidentes e circular com segurança.




1. Prepare junto com seus alunos o lugar onde será desenvolvida a atividade. Com suas sugestões e os elementos disponíveis (cadeiras e mesas) as crianças vão montar a "cidade". Coloque as mesas de maneira que se diferenciem zonas quadradas, ocupadas por eles, que representarão os quarteirões e faixas de pedestres para a circulação.


2. Faça a seguinte proposta: Cada um de vocês será alguém que circula pela rua. Escolham quem quer caminhar e quem quer dirigir. Podemos colocar também ciclistas.
Quando ouvirem a palavra "andando" cada um começa a circular em qualquer direção e a qualquer velocidade. Quando escutam "mais rápido" devem acelerar o ritmo e ao ouvir "suficiente" deverão parar. Esse será o fim do jogo.


3. Assista o filme com as crianças e pergunte:


- Como se sentiu cada um no jogo?


- E no filme o que acontece com a personagem?


- O que aconteceu no jogo? Por que?


- O que aconteceu no filme? Por que?


Oriente o diálogo motivando a observação das crianças sobre: características da circulação, situações de batida e conflito, causas destas situações.


Após o intercâmbio, sinalize alguns conceitos que se trabalharam. A conduta de cada um influência e condiciona a conduta dos outros. No trânsito todos dependemos de todos.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)