Plano de Aula

SOBRE ILHAS E BOLHAS QUE NOS ISOLAM...

A Ilha
26/07/2010
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Ensino Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS
Língua Portuguesa, Ciências, História, Biologia, Sociologia, Geografia
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



Você já se sentiu ilhado no meio de uma grande cidade? O trânsito ao redor, as multidões, o alvoroço e a solidão apesar de tudo isso? Pois é, a possibilidade disso acontecer conosco existe. A maior parte da população mundial vive em cidades. As concentrações urbanas acabam nos fazendo circular apenas por alguns lugares (trabalho, estudo, nossas casas, endereços de amigos...) e, quando estamos fora destes contextos, por vezes temos a impressão de que estamos isolados do mundo ainda que existam pessoas ao nosso redor. A própria tecnologia - dos automóveis aos computadores e a web - de algum modo podem promover este isolamento... Como lidar com isso?

EF15LP12 - Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
EF02LP28 - Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
EF89LP34 - Analisar a organização de texto dramático apresentado em teatro, televisão, cinema, identificando e percebendo os sentidos decorrentes dos recursos linguísticos e semióticos que sustentam sua realização como peça teatral, novela, filme etc.
EF02GE03 - Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.
EF03GE11 - Comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.
EF05GE03 - Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.
EF05GE08 - Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.
EF06GE01 - Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
EF07GE08 - Estabelecer relações entre os processos de industrialização e inovação tecnológica com as transformações socioeconômicas do território brasileiro.
EF03HI08 - Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
EF04HI03 - Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.
EF04HI06 - Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização.
EF09HI17 - Identificar e analisar processos sociais, econômicos, culturais e políticos do Brasil a partir de 1946.
EF09HI18 - Descrever e analisar as relações entre as transformações urbanas e seus impactos na cultura brasileira entre 1946 e 1964 e na produção das desigualdades regionais e sociais.
EM13CHS606 - Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira - com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes - e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.
EM13CHS103 - Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).

A Ilha - Questionário

Crie o seu próprio Teste!
Criar Teste


Estimular a interação, a conversa, o relacionamento entre as pessoas. Promover o encontro, o papo, a satisfação e o prazer de estar com outras pessoas. Questionar o mundo em que vivemos, no qual acabamos nos segregando, limitando as possibilidades de congraçamento, de convívio, vivendo em bolhas. Pensar também a questão do trânsito. As regras de convívio em ruas e avenidas. A importância do respeito dos motoristas em relação aos pedestres e vice-versa. Os automóveis e vias de tráfego como recursos de locomoção, meios de facilitar a vida e não como fins e objetos de status.

Assistir o filme e promover conversas entre eles, em pequenos grupos, de 3 ou 4 alunos. Separá-los dentro da sala, formando pequenas "ilhas", nas quais apenas estes grupos de alunos conversem entre si. Pedir a eles que em sua conversa sobre o filme busquem as ideias principais percebidas por eles e que componham uma carta, através da qual falem sobre estas ideias. Esta carta será então colocada em uma garrafa de plástico (PET) e passada de forma desordenada para outros grupos da sala. Faça as garrafas com as mensagens rodarem todos os grupos. Depois disso abra uma conversa coletiva e levante as ideias consideradas por todos como mais importantes. Destaque conceitos como Ilha, Interação, Intercâmbio, Convívio, Trânsito, Sobrevivência, Regras de Trânsito, Meios de Transporte... Proponha que depois a turma, em conjunto, elabore um manifesto pela interação, um painel sobre o trânsito e que criem uma campanha de conscientização quanto as regras para pedestres e motoristas.

Há sempre uma ilha próxima a você, na qual reside apenas um indivíduo... Ele pode se sentar ao seu lado no serviço ou na escola... Se você vai descobrir o que há nesta ilha depende da sua disposição de interagir, de se relacionar, de buscar o próximo, o outro... Nos últimos tempos temos feito cada vez menos isso, ou seja, buscar a interação... Estamos mais ilhados, mais dentro de bolhas, com medo... Precisamos atravessar as ruas, ver o que há do outro lado, viver com mais intensidade o que existe no mundo ao nosso redor... Que sejamos capazes de fazer pontes e unir as ilhas, formando arquipélagos a se integrar e crescer, todos juntos e unidos!

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)