Plano de Aula

INVENTANDO A FELICIDADE

Rua das Tulipas
06/01/2015
Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Biologia, Ciências, Física, Língua Portuguesa, Química
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Todos nós estamos em uma busca constante da felicidade. Todos os dias são lançados novos produtos, novos cosméticos, novos eletrônicos com a promessa de garantir nossa felicidade e satisfação. Mas será que existe alguma invenção que garanta a felicidade para todos? Esse curta, que conta a história de um grande inventor, acostumado a criar soluções para todos os moradores de sua rua, é uma excelente oportunidade de discutir esse tema com os alunos.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


- Discutir o conceito de felicidade

- Refletir sobre o crescimento e etapas da vida

- Incentivar a solução de problemas com criatividade

1° momento:




Antes de assistir com os alunos ao curta "Rua das tulipas", em uma roda de conversa, questione os alunos como eles definiriam a felicidade e pergunte o que faz com que eles se sintam felizes.


Faça uma tabela com todas as colocações dos alunos, apontando as semelhanças e diferenças existentes na percepção de cada um para que eles percebam que nem sempre o que é importante para uma pessoa, é também importante para a outra. Assista ao filme com os alunos.





2° momento:




Discuta com eles o que mais chamou atenção na história do filme. Assista novamente ao curta, pausando o mesmo nos pontos mais importantes para mostrar como o inventor ajudava as pessoas a serem mais felizes, como cada pessoa precisava de uma coisa diferente para conseguir a felicidade, e o fato de ele ter ajudado todas as pessoas da rua e ter esquecido da sua própria felicidade





3° momento:




Retomando os pontos que os alunos levantaram no início da aula sobre o que faz com que eles se sintam felizes, divida a turma em pequenos grupos e desafie cada grupo a elaborar um projeto de invenção que ajude as pessoas a serem mais felizes. Cada grupo poderá elaborar apenas uma invenção e terá que pensar na felicidade de todos e não apenas de uma pessoa.
Distribua materiais recicláveis, papéis, canetas, cola, entre outros, para que os grupos desenvolvam o protótipo da sua invenção.




4° momento:





Organize um momento para que os grupos apresentem para a turma suas invenções, explicando as funções que elas possuem e como eles acreditam que ela ajudará as pessoas a serem mais felizes.



Faça uma avaliação com a turma sobre o que eles acharam do projeto, se foi fácil pensar em alguma coisa que ajude na busca coletiva pela felicidade, e se eles acreditam que a felicidade pode ser encontrada em pequenas coisas que já fazem parte do nosso dia a dia.
Organize com os alunos um espaço na escola para deixar os protótipos expostos para toda a comunidade escolar com a explicação geral do projeto e individual de cada invenção.






Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (1)