Plano de Aula

LIBERDADE NA WEB. EXISTE?

Passo | Animação | De Alê Abreu | 2007 | 4 min | SP
15/12/2014
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos
Filosofia, Língua Portuguesa
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



A internet oferece um mundo de informações e a 'liberdade' para explorá-las e multiplicá-las. O curta "Passos" oferece a oportunidade de se fazer a discussão sobre o tema por meio da metáfora do pássaro. Liberdade é um conceito muito discutido por vários filósofos: Sartre, Descartes, Kant, Marx e outros. A liberdade é classificada como a independência de um ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade. A partir disso surge a pergunta: será que realmente os indivíduos têm a liberdade que dizem ter. Todavia, pouco se reflete sobre a responsabilidade que pressupõe a liberdade. Ser livre não é ser irresponsável.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!

Criar Teste


- Refletir sobre o conceito de liberdade na atualidade.




- Produzir um texto dissertativo sobre o sentido da liberdade na vida pessoal.





1° momento:


Coloque o curta para os alunos assistirem em partes e a cada parte solicite que digam "livremente" o que mais chamou a atenção deles. Não direcione! Deixe-os livres. (vá anotando em um papel as ideias relacionadas à liberdade levantadas pelos alunos.)




a) parte I - até o primeiro minuto


b) parte II - 2'45"


c) parte III - 2"45 até o final



2° momento:


Nesse momento, exiba novamente o curta sem interrupções a partir do roteiro de perguntas reinicie a discussão oral relacionando o tema a atualidade: (nesse caso, adeque as questões ao público-alvo - neste plano colocamos algumas sugestões)




a) Vocês se sentem livres?


b) Quais são os momentos em que se sentem livres?


c) Relate alguma atitude em que você se considerou livre?


d) Você se sente livre quando está em uma rede social?


e) Qual é o 'limite da liberdade'? Liberdade tem limite?


f) Quem é livre pode ou deve ser responsável?



3° momento:


Reúna os alunos em grupos e solicite que eles redijam pequenos parágrafos sobre as seguintes proposições:




a) Elabore um conceito para liberdade.


b) Relate uma situação que represente a liberdade.


c) Dê um exemplo de uma personalidade que pode ser compreendida como representante da liberdade.



4° momento:


Em parceria com o professor de Português, retome o curta apresentado e solicite aos alunos que redijam um texto dissertativo relacionando o curta e o poema a seguir de Fernando Pessoa (in Cancioneiro)





Liberdade




Ai que prazer


Não cumprir um dever,


Ter um livro para ler


E não fazer!


Ler é maçada,


Estudar é nada.


Sol doira


Sem literatura


O rio corre, bem ou mal,


Sem edição original.


E a brisa, essa,


De tão naturalmente matinal,


Como o tempo não tem pressa...





Livros são papéis pintados com tinta.


Estudar é uma coisa em que está indistinta


A distinção entre nada e coisa nenhuma.





Quanto é melhor, quanto há bruma,


Esperar por D.Sebastião,


Quer venha ou não!





Grande é a poesia, a bondade e as danças...


Mas o melhor do mundo são as crianças,





Flores, música, o luar, e o sol, que peca


Só quando, em vez de criar, seca.





Mais que isto


É Jesus Cristo,


Que não sabia nada de finanças


Nem consta que tivesse biblioteca...






Depois dos textos prontos, organize os textos e publico utilizando a plataforma Livros Digitais.



Para dar continuidade a discussão do tema liberdade sob outra ótica: o medo da liberdade, assista ao curta: O paradoxo de um passarinho



Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Para selecionar múltiplas opções, mantenha Ctrl pressionado ao clicar.

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Por favor, preencha os campos obrigatórios:

Encontre sua instituição buscando pelos filtros abaixo:
Estado
Município
Escola
Indique um trecho do nome da sua escola para filtrar os resultados acima.

Por favor, informe o nome e o contato do diretor da sua instituição para que possamos compartilhar informações sobre o projeto.

Nome
Telefone
E-mail
Dados do ponto de contato e da escola
Telefone na escola*
Telefone pessoal
Qtd de professores na escola?
Qtd de alunos na escola?
E-mail de sua escola?
Site da escola
Eu me comprometo a estimular o uso de filmes e séries do acervo do Tamanduá na minha instituição de ensino.
Li e aceito o Termo de Cooperação