Plano de Aula

O MÉDICO E O MONSTRO

Genoma 2020
24/11/2010
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Biologia, Ciências
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



A ciência evoluiu a passos largos durante o século XX e continua a fazê-lo em ritmo exponencial neste início de 3º milênio. Um dos campos mais acelerados, férteis e festejados por suas descobertas e conquistas é a biologia. Entre as áreas das ciências biológicas, a genética tem representado segmento no qual mais conquistas tem surgido. Cuidar das futuras gerações com antecedência grande, que permite preceder até mesmo a gestação é um dos sonhos que está se tornando realidade. Os códigos genéticos estão sendo decifrados e a perspectiva é a de que consigamos prever doenças e, deste modo, medicar antes mesmo delas surgirem. Outra perspectiva é a de que possamos escolher o sexo dos bebês ou ainda, para os mais sonhadores, características deste novo ser, como cor dos olhos, da pele, dos cabelos... Sem contar a própria clonagem... Realidade ou ficção?


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Destacar os avanços da biologia, mais especificamente da ciência. Aproximar tais ganhos da realidade das pessoas, trabalhando tais descobertas a partir do que é incorporado ao dia a dia, por exemplo, na medicina. Verificar as contra-indicações de tais avanços, como sugerido no curta, para perceber se não estamos criando médicos e monstros...

Fazer um levantamento em revistas e jornais de grande circulação sobre matérias relacionadas aos avanços da biologia, genética, medicina... Criar painel, discutir os artigos, verificar como isso aconteceu. Passar o filme para fazer com que os alunos pensem a evolução das ciências biológicas não apenas pelo lado positivo, mas procurando perceber os eventuais problemas ou erros, as chamadas contra-indicações a todo este avanço. Traçar paralelo com obras literárias de impacto que de certo modo se antecipam a essas dificuldades da ciência, como O Médico e o Monstro ou Frankenstein.

A sabedoria popular, muitas vezes desprezada pela ciência, nos traz sempre algumas boas recomendações, como por exemplo quando ouvimos que é preciso ir devagar com o andor porque o santo é de barro. Sábias palavras. Aplicadas a vida em geral e a ciência em particular demonstram que quem tem pressa come cru, ou seja, que cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Em relação a genética, por exemplo, são claros os avanços e ganhos percebidos pelas últimas notícias divulgadas quanto ao fato dos cientistas terem decifrado os códigos genéticos, mas sempre com um pé atrás, precisamos nos preocupar também com as contra-indicações e, mesmo com as questões éticas...

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)