Plano de Aula

LENDAS URBANAS

A Menina do Algodão
31/03/2015
Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
Língua Portuguesa
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Lendas urbanas, assim como as folclóricas, são narrativas curtas e simples que por serem transmitidas pela tradição oral sofrem mudanças constantes. Por seu caráter misterioso e amedrontador, é um tema que fascina os alunos, que sempre estão tentando assustar os colegas com uma história de terror. O curta "A menina do Algodão" conta a lenda da garotinha morta que aterrorizou crianças nas escolas do Recife, mas que é contada até hoje e assombra crianças de todas as regiões do Brasil.



Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


- Conhecer as características do gênero textual lenda urbana


- Conhecer diferentes lendas urbanas


- Produzir um curta



1° momento:




Antes de assistir com os alunos ao curta "A menina do Algodão ", em uma roda de conversa, questione os alunos se eles acreditam em coisas sobrenaturais e em lendas urbanas, faça um levantamento das lendas urbanas que os alunos conhecem e anote para utilizar posteriormente. Explique que o filme que eles vão assistir é mais uma lenda contada de geração em geração para assombrar as crianças.





2° momento:



Exiba o filme para a turma. Ao terminar proponha as seguintes questões? (essas são sugestões e podem ser alteradas de acordo com a intenção do professor, reação dos estudantes e o desenvolvimento da atividade)


- Do que se trata o curta?


- O que mais chamou a atenção na história do filme?


- Vocês já conheciam a história do curta, ela foi contada igual ou sofreu modificações?


-Vocês acreditam que essa história é real ou apenas uma lenda urbana?



Explique que lendas são geralmente histórias transmitidas oralmente pelas pessoas para contar acontecimentos que misturam fatos reais e fantasiosos e que são modificadas pela imaginação das pessoas a cada vez que é contada.




3° momento:




Divida os alunos em pequenos grupos e solicite que façam uma pesquisa na internet levantando as diferenças existentes entre lenda e lenda urbana e peça para que eles classifiquem as lendas que foram citadas no início da aula.






4° momento:


Cada grupo deverá escolher uma lenda para recontar, ou pode optar por criar uma. Oriente os alunos como montar um roteiro em todas as suas etapas.


O grupo deverá se dividir pensando nas seguintes tarefas:


- responsável pelo roteiro


- responsável pela filmagem


- responsável pela edição de vídeo


- responsável pela criação de cenário e personagens


- responsável pelo áudio


Depois dos filmes prontos, organize um dia para exibi-los para toda a comunidade escolar.




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)