Relato de atividade em sala de aula

REFLEXÕES SOBRE A MEMÓRIA

16/09/2012
História
Ensino Fundamental - Anos Finais
18
Mônica Maciel Vahl



No encerramento da realização do estágio obrigatório em História, utilizamos o curta "Dona Cristina perdeu a memória" com o objetivo de discutir com os alunos da 6ª série questões relacionadas com a construção da memória, da identidade e das diferentes narrativas. A partir do entendimento de que esses conceitos não estão dados a priore, procuramos desenvolver atividades que evidenciassem o trabalho, a elaboração e a rememoração da memória.

Nosso plano de trabalho foi dividido em três momentos: Inicialmente, em uma roda de conversa, foram discutidos os conceitos de memória e identidade e de como, com o passar do tempo, as percepções sobre uma mesma temática se transformam (uma hora/aula); a seguir, foi realizado a exibição do curta "Dona Cristina perdeu a memória" na sala de informática da escola e uma exposição livre dos alunos sobre as sensações que o vídeo causou (uma hora/aula); por fim, foi construído um painel coletivo sobre as impressões gerais que a discussão inicial dos conceitos de memória e identidade e a exibição do curta provocaram na turma (duas horas/aula).

Ao contrário de uma experiência anterior, em que houve a tentativa de realizar um trabalho com um longa-metragem e que a turma não se envolveu com a discussão, os alunos se mostraram extremamente receptivos ao desenvolvimento das atividades propostas a partir do curta "Dona Cristina perdeu a memória". Também se mostra relevante ressaltar a disposição deles em compartilharem os seus saberes e as suas memórias com o grande grupo, o que resultou na construção de um painel coletivo que englobou todos as impressões suscitadas por esse projeto.