Relato de atividade em sala de aula

ANÁLISE COMPARATIVA DE LINGUAGEM

O Lobisomem e o Coronel
10/11/2007
Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
38
tarcisa valentim sartorelli



Reconhecer os fatores de identificação da criança com as narrativas primordiais; analisar a importância do trabalho com os aspectos estéticos na aproximação da criança com a literatura; a literatura para crianças como arte pedagógica;a importância dos aspectos estéticos no trabalho com a arte literária; reconhecer e identificar a linguagem regional; enriquecer e ampliar o repertório textual(literatura de cordel) e cultural do aluno; realizar com os alunos uma pesquisa
sobre literatura de cordel.

1- Elaborei alguns comentários a respeito do tema que desejava abordar para, assim, diagnosticar os conhecimentos prévios dos meus alunos; 2-Escolhi cuidadosamente alguns DVDs ,preocupando-me com o aspecto estético das produções; 3-Procurei chamar a atenção tanto para as semelhanças quanto para as diferenças entre eles; 4-Desenvolvi estratégias pedagógicas para obter uma aprendizagem significativa,para isso foi preciso criar antes um espaço na escola para uma leitura prazerosa (pesquisas e leitura sobre o tema em pauta). 5-Assisti o filme com os alunos e procurei chamar a atenção para os aspectos mais importantes do filme ,como a linguagem utilizada,vestuário,etc.

A experiência foi muito rica onde pude constatar que há um grande interesse por parte dos alunos a respeito de temas como este. Trabalhamos lendas populares, comentamos também sobre seres mitológicos criados pela imaginação do homem,histórias de terror e etc. Elaborei várias atividades para enriquecimento do vocabulário da classe com uso do dicionário. Foram realizadas também produções de textos nas quais os alunos deram outro final para a história. Foi uma experiência muito interessante.