Relato de atividade em sala de aula

LITERATURA DE CORDEL

O Lobisomem e o Coronel
09/11/2007
Ensino Médio
45
Josefa Maria de Sousa



A experiência a ser relatada é resultado de uma seqüência didática aplicada na 2ª série do Ensino Médio da Escola Técnica de Saúde, que funciona na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Formação de Professores de Cajazeiras-PB. O objetivo foi trazer para a sala de aula a Literatura de Cordel, resgatando esta importante expressão da cultura popular, a grandiosidade dos fatos narrados pelos cordelistas e uma literatura ainda desconhecida e desvalorizada por grande parte dos alunos.

A princípio levei para sala de aula alguns folhetos de cordel e pedi para os alunos lerem. Percebi certo desinteresse por parte de alguns. Procurei incentivá-los sobre a importância da leitura, mas não obtive muito êxito. Estava quase desistindo da idéia de trabalhar a Literatura de Cordel, quando a diretora da escola procurou-me para apresentar o DVD da coleção "Curta na Escola". Levei-o para casa e no final de semana o assisti. Para a minha surpresa lá estava "O Lobisomem e o Coronel", isto me deu uma grande idéia. No dia seguinte, levei o DVD para a escola e exibi para a turma. Eles acharam muito interessante, gostaram muito do "Lobisomem e o Coronel" e quiseram ver outra vez. A partir de então começaram a se interessar pelos folhetos de cordel. Na aula seguinte, fui surpreendida por um grupo de alunos que levaram para sala de aula um violão, musicaram e apresentaram para os demais a história de um dos folhetos, inspirados na personagem do filme "o violeiro cego". Foi uma aula muito interessante e proveitosa! A partir deste dia, os outros alunos se empolgaram e passaram a ler as histórias dos folhetos, fizeram pesquisas na internet sobre a história da Literatura de Cordel, compraram folhetos e trocaram experiências. O mais surpreendente foi a descoberta dos talentos adormecidos. Muitos alunos produziram seus próprios folhetos de cordel e ilustraram a capa, tudo com muito gosto e dedicação.

O resultado foi realmente inesperado! Tudo culminou com uma exposição dos trabalhos da turma ao som da viola dedilhada pelos próprios alunos que cantarolavam as histórias dos folhetos. Foi disponibilizado também um telão para exibição do filme "O Lobisomem e o Coronel". A exposição atraiu os alunos das outras turmas que, curiosos, vinham prestigiar e elogiar o cenário montado para as apresentações, como também ler a produção textual dos colegas, "os folhetos de cordel".Acredito que, de forma geral, consegui alcançar os objetivos traçados para a seqüência didática, graças a participação da nossa escola no projeto envolvendo o uso de curtas-metragens brasileiros em sala de aula. Sinto-me feliz e realizada com esta experiência. Não vou parar por aqui. Pretendo levar outros filmes à sala de aula.