Relato de atividade em sala de aula

O CORONEL E O LOBISOMEM

O Lobisomem e o Coronel
06/11/2007
Filosofia, Língua Portuguesa, Sociologia
Ensino Fundamental - Anos Finais
36
Cacília Nogueira Batista



Levar os alunos a conhecerem um pouco mais da literatura nordestina(interdisciplinaridade com Geografia e Artes);
Reconhecer autores e obras da Literatura de Cordel;
Assimilar a cultura musical através dos repentistas;
Identificar rimas simples e alternadas nas poesias;
Produção escrita dos seus próprios cordéis

Apresentação dos repentistas Caju e Castanha através de músicas em CD; Leituras de poesias sobre o Nordeste, usando o livro didático; Leituras do Cordel "João que era Joana" de Carlos Drummond(Linguagem Nova); Leituras de cordéis trazidos do próprio Nordeste pelos alunos e seus familiares; Pesquisa na internet da vida e obra de Patativa do Assaré, Trabalho em grupo, sob a orientação da professora, na produção de texto e construções de rimas; Exibição do curta "O Coronel e o Lobisomem"

Entusiasmados pelo filme, quanto aos aspectos gráficos e aos recursos sonoros em coerência com o texto, eles se propuseram a criar seus próprios curtas.O caminho, no entanto, foi cheio de obstáculos, uma vez que os computadores usados por eles não eram compatíveis com os da escola para produção de desenhos e animações.Baseando-me no artigo publicado na revista Cláudia, sobre o cineasta e diretor Andrucha Waddington usar, para produção de curtas, o aparelho celular, comentei sobre essa possibilidade e eles, felizes, já estão produzindo seus curtas através do celular, filmando e gravando seus próprios textos, com trilha sonora de músicas nordestinas e com seus próprios desenhos; fazendo a edição, a dedicatória e o agradecimento, como assistiram no filme.