Relato de atividade em sala de aula

RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS

Bichos Urbanos
29/10/2007
Ciências
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
32
Marcos Wegher



Mostrar as relações entre seres vivos nos grandes centros urbanos, além disso, destacar: sua forma de convívio, alimentação, cadeias alimentares, respeito mútuo, etc.

1.QUESTIONAMENTOS A CERCA DAS DIFERENTES IMAGENS 2.REFLEXÕES 3.COMPARAÇÕES 4.ANÁLISE DA SITUAÇÃO EM QUE ENCONTRAM-SE OS ANIMAIS QUE OUTRORA VIVIAM LIVRES NAS FLORESTAS 5.A INFLUÊNCIA DA VIDA DESSES ANIMAIS EM CATIVEIRO 6.AS RELAÇÕES MUTUALÍSTICAS ENTRE OS SERES VIVOS 7.AS CADEIAS ALIMENTARES NA CIDADE GRANDE 8.CONSEQUENCIAS DESTA NOVA CADEIA ALIMNETAR PARA O MEIO AMBIENTE 9.APRESENTAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO: REDAÇÕES, ENCENAÇÃO, DISCUSSÃO E DRAMATIZAÇÃO

FOI DEVERAS UMA EXPERIÊNCIA INTRIGANTE, POIS PENSEI QUE NÃO IRIA, COM UMA TURMA DE 5ª SÉRIE, ALCANÇAR OS OBJETIVOS. OS ALUNOS SIMPLESMENTE MOSTRARAM-SE EM ÊXTASE, DURANTE AS CENAS DO FILME. OS MESMOS COMENTAVAM ENTRE SI E RELEMBRAVAM OS CONTEÚDOS JÁ ESTUDADOS NO DECORRER DO ANO; BUSCANDO E FAZENDO COMPARAÇÕES ÀS DIVERSAS SITUAÇÕES APRESENTADAS. CONFESSO QUE EM DETERMINADOS MOMENTOS EXITEI EM PEDIR PARA QUE DEIXASSEM OS COMENTÁRIOS PARA DEPOIS, MAS O INCRÍVEL É QUE NAS CENAS QUE SE SEGUIRAM O SILÊNCIO É QUE NOVAMENTE PREVALECIA, NUMA ÂNSIA DE DESCOBRIR O QUE ESTARIA POR VIR. AS DICUSSÕES E APRESENTAÇÕES QUE SE SEGUIRAM EXPRESSARAM DÚVIDAS, RECEIOS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA UM MUNDO MELHOR.