Relato de atividade em sala de aula

O CORONEL E O LOBISOMEM- O NORDESTE NÃO É SÓ SECA:É SAÚDE E CULTURA

O Lobisomem e o Coronel
29/10/2007
Ciências, Geografia, Língua Portuguesa
Ensino Fundamental - Anos Finais
80
Marina Abrami



Levar os alunos a:
-formar a consciência de nutrição e subnutrição na região nordeste
-compreender os efeitos da falta de água numa comunidade
-trabalhar conceitos de higiene e doenças vinculadas a falta de saneamento básico
-compreender que o nordeste não é seca e fome e conhecer sua beleza natural e cultural
-compreender que a falta de água é geograficamente explicável
ter contato com o vocabulário diferenciado do nordeste
-conhecer e reconhecer a poesia improvisada e o repente como forma de cultura brasileira

O filme foi apresentado pela professora de língua portuguesa, que levantou com os alunos o tipo de texto apresentado, o seu vocabulário e os conceitos de poesia e repente. O vídeo "vale dos poetas" serviu de complemento para a introdução à poesia nordestina e de improviso (cantoria). Em geografia abordou-se o mapa da região nordestina, diferenciando sertão de litoral, ou seja, sofrimento e seca contrastando com o potencial turístico. Foram feitas leituras de textos, audição de músicas e discussões enfatizando os aspectos relevantes da região. Fizeram-se cartilhas ilustradas, mostrando a beleza natural, hábitos alimentares e típicos nordestinos. Em Ciências, foram abordados os conceitos de nutrição, subnutrição, obesidade e distúrbios alimentares, resultante da região pobre e seca. Pediu-se aos alunos para montar um cardápio com alimentos benéficos a saúde. Foram montados quebra-cabeças com as principais doenças vinculadas por falta de saneamento básico, contendo figuras e frases do modo de transmissão sintomas e profilaxia. Os quebra- cabeças foram sorteados e montados por diferentes grupos.Ao final dos trabalhos, fez-se "o repentista é você", tipo de programa de auditório, onde o aluno tenta o repente com palavras chaves de ciências, geografia e nordeste

O formato "animação" do curta colaborou para chamar mais a atenção dos alunos, estimulando-os ao trabalho desenvolvido. Muitas crianças ficaram surpresas com a beleza natural e cultural da região e disseram ter gostado de ver coisas positivas num país tão grande. O cardápio criado pelos alunos foi levado para casa e muitos disseram pedir para os pais alimentos "mais saudáveis". O ponto máximo no português foi a criação do repente e poesia improvisada.Muitas crianças gostariam de ajudar aquele povo pobre e sofrido, mas se viram impotentes diante da dimensão dos problemas vividos por lá. Alguns alunos disseram ser "ricos" sem saber. Realmente a experiência foi sensacional e divertida