Relato de atividade em sala de aula

O QUE UM ROTEIRO DE UM FILME PODE TRAZER PARA NOSSO ALUNO

Bichos Urbanos
28/11/2007
Biologia, Sociologia
Ensino Médio
43
norma Iolanda Lindoso Viana



Despertar os alunos para o estudo da ecologia; proporcionar momentos de reflexão sobre a questão amazonida; viabilizar novos conheciemntos; aprender a conhecer o habitat que vivemos.

Esse trabalho foi desenvolvido com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio Isaac Newton. 1.Apresentação do filme em DVD. 2.Divisão da turma em pequenos grupos para discutir o roteiro e o enredo em relação a realidade. 3.Reunião do grupo para socialização. 4.Passeios na transamazonica com produção de pequenas imagens para DVD e fotografia. 5.Socialização.6. Conclusão com exposição em um painel.

Discutimos que em nossa realidade, não somos os bichos urbanos, somos o lixo urbano, pois nossa riqueza nutre cidades e nos deixa cada vez mais pobres. Surgiram desenhos, pequenas representações, júri simulado, sendo S. Jorge condenado, pois este representa para nós as grandes potências que nos exploram. O olhar crítico dos nossos alunos em momento algum desprezou a problemática que vivem outros ecossistemas, pois a quebra da cadeia alimentar compromete a vida humana. Na seqüência do filme acompanhamos o transtorno que eles trazem na cidade grande. Na visita à cidade os alunos documentaram um local onde são lavadas peças de motores a diesel, o que compromete a vida de algumas espécies de peixes, pois a vegetação próxima é berçário natural de algumas espécies. Ao contrário do que todos pensam que nossas ruas estão cheias de jacarés, onças, cobras e araras, tudo não passa de equívoco, talvez porque aprendemos a conviver com nossos animais. Não é raro ver à tardinha, durante alguns meses de verão, o balé do boto em frente à nossa cidade de Itaituba no Rio Tapajós. O espetáculo nos deleita, pois o boto faz parte de nosso folclore e cultura. Além do mais, quem faz maldade aos animais pode transformar-se em meuãs...