Relato de atividade em sala de aula

SENSIBILIDADE FOLCLÓRICA

O Lobisomem e o Coronel
30/10/2008
Educação Infantil
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Maria imaculada Gomes de souza



Valorizar as lendas e
os mitos folclóricos da cultura brasileira ;
propiciar às crianças a oportunidade de se apropriarem de outros portadores de textos: o DVD como ferramenta de aprendizagem;
possibilitar a expressão oral, a esponteneidade , a criatividade;
incentivar a criação artísitca: o desenho;
exploraar mitos, lendas e medos das crianças , a partir do imaginário infantil;
informar aos alunos como se deu a organização do texto narrado: cordel musicalizado.
trabalhar a sequência lógica dos fatos narrados na história oralmente;
incentivar a concentração, a atenção
e a disposição visual das crianças ao assistirem o filme;

O filme O lobisomem e o coronel é ótimo para explorar alguns conteúdos escolares e isso dá para fazer na educação infantil! Numa manhã qualquer, fiz o discurso de convencimento com outras colegas da escola que trabalho, uma unidade de educação infantil, a UMEI da rede municipal de Belo Horizonte.A sequência de atividades se deu da seguinte forma: passamos o filme para crianças de 4 a 5 anos e fizemos uma arguição sobre do que se tratava o filme. A partir dos relatos das crianças solicitei um registro de desenho sobre o que mais gostaram do filme. Apareceu de tudo um pouco: lobisomem, a mulher do coronel, o violeiro, a mulher que ganhou neném, a noiva, o monstro, a lua cheia, e etc.É importante frisar o quanto é mágico o que se pode fazer com lápis de cores e um papel branco. Dentre outras coisas, avaliamos o traço,a espontaneidade, o colorido, a forma e a expressão e o quanto o desenho comunica, a espacialidade e etc.

O bacana que, por se tratar de um filme curto(16 minutos) e de ser musicalizado a sua narração como cantiga de cordel foram requisitos suficientes para prender a atenção dos alunos.Normalmente, por ser de praxe ou de costume, trabalhamos o folclore no mês de Agosto, o que de fato é uma inverdade, pois, músicas, danças, contos, mitos, lendas, brincadeiras folclóricas devem fazer parte do cenário da educação infantil, pois não tem como,didatizar e metoditizar essas atividades somente em um mês. Por isso que, a sessão de cinema realizada na UMEI foi mais um momento, mesmo que isolado, de sensibilidade folclórica, principalmente referente aos medos e mitos que as crianças têm. E é importante frisar que o mundo infantil é organizado de forma peculiar, a fantsia e o imaginário são caracterísitcas fundamentais da infância, por isso, o lobisomem ainda povoa muitas cabeças, porque mitos e lendas fazem parte do repertório cultural brasileiro.