Plano de Aula

CIDADELAS

Cidadelas
02/06/2022
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais
Ciências Humanas, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Arte
Malu Alves
Acesse a ficha do filme



Prezado professor, “Cidadelas” é uma produção brasileira farta em conteúdo, um convite à reflexão e ao redescobrimento da história nacional. Conheça a seguir a trama desta fábula musical e nossas sugestões para utilizá-la em sua prática docente.


Baseado nos versos e ilustrações do poeta Cacaso, o curta retrata inicialmente a peregrinação de Antônio Conselheiro, líder religioso que reuniu milhares de seguidores no Sertão Nordestino. Acompanhamos seu estabelecimento no arraial de Canudos e a formação da comunidade de Belo Monte, que foi alvo em um conflito histórico sangrento: A Guerra de Canudos.


Representados por um jagunço e um soldado, os dois lados da batalha trocam provocações, fazendo referência à resistência da comunidade diante das tentativas de extermínio. No entanto, o jagunço — e consequentemente a população de Canudos — é derrotado e o soldado deixa o cenário de batalha, passando a peregrinar.


Por fim, o veterano se instala em local isolado, que aos poucos se expande e forma uma sociedade. Esta é a atual Providência, conhecida como uma das primeiras favelas brasileiras. Nos minutos finais do curta, a comunidade é atacada e invadida, traçando um paralelo com a Guerra de Canudos exibida anteriormente.


Devido ao contexto de violência que permeia a obra, acreditamos que seu estudo seja mais apropriado para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Suas múltiplas camadas permitem que seja trabalhado em diferentes disciplinas das Ciências Humanas, as quais destacamos História, Geografia, Artes, Filosofia e Sociologia. Ainda que exista a possibilidade de desenvolvimento específico em cada área, salientamos os benefícios da abordagem interdisciplinar de "Cidadelas" na compreensão dos diferentes cenários que o curta expõe.


Uma possível aplicação em sala de aula diz respeito à análise da Guerra de Canudos: as circunstâncias em que se desenrolou, as condições do clima onde ocorreu, a importância da figura de Antônio Conselheiro, as reivindicações e interesses de cada instituição envolvida, as investidas ao território e o desfecho. 


Outra possibilidade é tratar a formação de diferentes favelas no Brasil, o período em que se originaram, as condições sociopolíticas e econômicas que levaram ao seu crescimento e a situação física dos espaços ocupados. Atrelado a isso, cabe o debate acerca das variadas formas de violência presentes nas favelas brasileiras, analisando suas causas e consequências para os moradores com base no levantamento de dados estatísticos.


Ainda, considerando o teor comunitário e social que "Cidadelas" abrange, indicamos o desenvolvimento de pesquisas com seus estudantes sobre as origens de sua comunidade escolar e as características de seus integrantes atuais. Algumas possíveis questões norteadoras são:



  • Quando a escola foi fundada? Por quem?

  • Quem foram os primeiros professores?

  • Qual o perfil dos primeiros alunos? E dos alunos atuais?

  • Os costumes locais na época da fundação se aproximam das práticas culturais de hoje? Em que medida? 


 


Classificação BNCC


Ensino Fundamental Anos Finais


História


Competências: 


1.Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.


2. Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.


4.Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


Habilidades:


(EF09HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.


(EF09HI03) Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.


(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.


Geografia


Competências: 


1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.


3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.


Habilidades:


(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária). 


(EF08GE17) Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.


Artes


Competências:


1.Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades.


Habilidades:


(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


Ensino Médio


Ciências Humanas e Sociais Aplicadas


Competências:


1.Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.


2.Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços, mediante a compreensão das relações de poder que determinam as territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.


5.Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência, adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando os Direitos Humanos.


Habilidades:


(EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.


(EM13CHS201) Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.


(EM13CHS503) Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.


 



EF69AR16 - Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética
EF07GE11 - Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
EF08GE17 - Analisar a segregação socioespacial em ambientes urbanos da América Latina, com atenção especial ao estudo de favelas, alagados e zona de riscos.
EF09HI01 - Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
EF09HI03 - Identificar os mecanismos de inserção dos negros na sociedade brasileira pós-abolição e avaliar os seus resultados.
EF09HI04 - Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
EM13CHS101 - Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
EM13CHS201 - Analisar e caracterizar as dinâmicas das populações, das mercadorias e do capital nos diversos continentes, com destaque para a mobilidade e a fixação de pessoas, grupos humanos e povos, em função de eventos naturais, políticos, econômicos, sociais, religiosos e culturais, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a esses processos e às possíveis relações entre eles.
EM13CHS503 - Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.

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