Plano de Aula

DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

10 centavos
22/12/2008
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Formação de Educadores, Ensino Superior
Sociologia, Geografia, Língua Portuguesa, História
Eliane Candida Pereira
Acesse a ficha do filme



Analisar situações do cotidiano de menores que estão em situação de trabalho ou em busca de sustento, ampliando sua "visão de mundo" e o "horizonte de expectativas".
Refletir sobre o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e também entre os diferentes grupos.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Analisar situações do cotidiano de menores que estão em situação de trabalho ou em busca de sustento, ampliando sua "visão de mundo" e o "horizonte de expectativas".
Refletir sobre o exercício da cidadania plena, no contexto do Estado de Direito, atuando para que haja, efetivamente, uma reciprocidade de direitos e deveres entre o poder público e o cidadão e também entre os diferentes grupos.

Provoque reflexões sobre a História dos Direitos da Infância (você encontrará uma fonte disponível em: http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/2ca3faf4-9815-437a-a182-2ee3e6e2625d/Default.aspx ).
Apresente os Direitos das Crianças e Adolescentes em HQ: "Gibi Turma da Mônica- O Estatuto da Criança e do Adolescente", disponível em http://www.promenino.org.br/Ferramentas/Conteudo/tabid/77/ConteudoId/b2241bb8-1940-49ec-94d8-eb943643e380/Default.aspx .
Discuta ações sobre a eliminação da exploração de mão-de-obra infantil e sobre a proteção do adolescente trabalhador. Uma fonte interessante para iniciar a discussão está em http://www.promenino.org.br/Portals/0/TrabalhoInfantil/g_m_oit.pdf .




Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (2)