Plano de Aula

AS LETRAS IMORTAIS DE GUIMARÃES ROSA

Rio de Janeiro, Minas
23/09/2010
Ensino Médio
Língua Portuguesa
João Luíz de Almeida Machado
Acesse a ficha do filme



A imortalidade das letras reside na qualidade, beleza, riqueza, diversidade e, principalmente, na capacidade de tocar de forma profunda os leitores. Guimarães Rosa é um dos gigantes da literatura brasileira que atingiu, com êxito reconhecido por todos, a eternidade juntamente ao público por conta de suas produções irretocáveis. Sua linguagem é afeita aos espaços onde acontecem as tramas por ele narradas, colocando, de fato, os leitores em contato com uma realidade muito próxima a que se pretende deslocar quem lê seus textos. Grande Sertão Veredas, considerado por muitos como sua maior produção, é exemplo marcante dessa marca de gênio e pode ser conferida também através deste conto, reproduzido em curta-metragem. Delicie-se!


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


Incentivar a leitura e o conhecimento da obra de Guimarães Rosa. Promover a leitura de clássicos da literatura brasileira como Grande Sertão Veredas.

Pedir a leitura de obras de Guimarães Rosa, se possível e de preferência, Grande Sertão Veredas. Com o andamento desta leitura, promover ações de dramatização dos enredos propostos na trama, debates acerca dos hábitos e costumes narrados, levantamento de expressões e vocabulário empregados... Passar o curta-metragem quando a história referenciada for lida pelos alunos (depois da leitura) e ensejar comparações. Ao término da leitura do livro, aprofundar o debate entre leitura e produção audiovisual com a apresentação de trechos da minissérie Grande Sertão Veredas produzida pela Rede Globo.

A cultura neste século XXI extrapolou os limites aos quais estava restrita. Deixamos de ser leitores apenas daquilo que está impresso, no papel, nos jornais, nos livros... A transposição dos veículos mais tradicionais faz-se presente com a ida de clássicos da literatura para as telas. É irreversível este processo e, sendo assim, temos que relacionar os formatos, estabelecer o diálogo entre estas diferentes mídias!

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)