Plano de Aula

CANTE UM FUNK PARA A SALA

Cante um Funk para um Filme
02/07/2014
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Finais, Formação de Educadores, Educação de Jovens e Adultos, Formaçao ProJovem MDS
Língua Portuguesa
Denise
Acesse a ficha do filme



O vídeo Cante um Funk para um Filme é uma excelente oportunidade para debater sobre o Funk e quais as principais expressões presentes neste ritmo.


Você é Educador?
Crie o primeiro teste de conhecimentos para este filme!
Criar Teste


- Refletir com os alunos sobre a imagem do Funk. O que aparece no imaginário social e o que realmente é.
- Compor letras de Funk com os alunos.

O Funk tem uma estreita relação com a periferia carioca o que provoca muitas vezes uma visão de que é um ritmo dos traficantes e transgressores da lei. Só que a relação dos jovens da periferia com o Funk é de amor, lazer e até mesmo de trabalho, já que muitos acabam adotando como profissão ser DJ, cantor ou dançarino. Isso não significa que os traficantes e criminosos não optem pelo mesmo ritmo musical, já que convivem no mesmo espaço.
Antes de assistir o vídeo pergunte a seus alunos o que vem na cabeça quando ouvem a palavra Funk. Anote na lousa ou papel, todas as palavras ou ideias que eles foram expressando.
Após assistir o filme, divida os alunos em pequenos grupos para discutir entre eles que coisas que eles tinham colocado como associadas ao Funk aparecem no vídeo e que escrevam em uma folha quais não aparecem e eles gostariam de acrescentar.
Em um segundo momento, selecione varias letras de musicas Funk e distribua nos grupos (pode também colocar as musicas para que eles ouçam)
Pergunte:
- Que temas aparecem?
- Que tipo de expressão está presente neste ritmo? (critica, amor, denuncia, tristeza, alegria etc)
Para finalizar cada grupo deve pensar em um tema para escrever a letra de uma musica Funk.
Fazer uma apresentação coletiva onde cada grupo cante a sua musica.

Comentário: se for possível seria interessante gravar as musicas que os alunos fizeram.

Utilizou este filme em suas aulas?
Relate sua experiência!

Relatos de Professores (0)