Plano de Aula

SEM TÍTULO

Som da Rua - Dona Mercês
15/05/2013
Ensino Médio, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Ensino Fundamental - Anos Finais
História
Joao Worcman
Acesse a ficha do filme



Esse curto documentário traz depoimentos da dona Maria José de Mercedes Santos que nasceu na Serra do Cipó em 1938. Descendente de escravos da Comunidade do Açude herdou o Candombe, manifestação artístico-espiritual da tradição bantu, que, hoje em dia, só existe em Minas Gerais. Com esse curta é possível discutir com os alunos quais as heranças deixadas pelos escravos em nossa cultura, bem como trabalhar questões como preconceito e respeito à nossa diversidade cultural.


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 conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro,
cultivando atitude de respeito para com pessoas e grupos que
a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um
direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento
da democracia
 compreender a memória como construção conjunta, elaborada
como tarefa de cada um e de todos, que contribui para a
percepção do campo de possibilidades individuais, coletivas,
comunitárias e nacionais
 valorizar as diversas culturas presentes na constituição do Brasil
como nação, reconhecendo sua contribuição no processo de
constituição da identidade brasileira

Etapa 1: Em uma roda de conversa, inicie a aula questionando os alunos se eles já ouviram falar da época da escravidão, dos negros que foram trazidos ao Brasil para serem escravos, e quais as contribuições que eles acham que esses escravos deixaram em nossa cultura. Anote os principais pontos debatidos.
Etapa 2: Apresente o curta-metragem para a turma, podendo ler a sinopse do mesmo e posteriormente assista o documentário Dona Mercês. Peça para que os alunos anotem os pontos da cultura dos escravos que aparecem no relato da senhora e que mais chamaram atenção.
Etapa 3: Ao término do filme, peça para os alunos socializarem as anotações com os colegas e compare com as anotações feitas na discussão antes do filme. Questione se eles acreditam que os escravos trouxeram mais contribuições culturais além das que Dona Mercês expôs no filme.
Etapa 4:Divida a sala em pequenos grupos e oriente que eles pesquisem na internet sobre a contribuição cultural dos escravos relacionada à: Alimentação, Religião, Música, Esportes, ou outro tópico sugerido por eles.
Etapa 5: Depois da pesquisa feita, peça para que os alunos, usando algum programa de edição de vídeos e fotos, elaborem um pequeno vídeo para socializar as informações obtidas na pesquisa.
Avaliação: Avalie a participação dos alunos durante todo o processo de debate, pesquisa, realização do vídeo e socialização dos resultados.


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